Previsão do Tempo

RUSSAS

28ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Chuvas, escassez de providências

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

13/02/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Enquanto chover e assistirmos aos transbordamentos seguidos de injustificados desperdícios, clamamos: "AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, DESPERTAI-VOS!!! Não desperdicem mais esse tesouro que hoje abunda, ontem nos era escasso e talvez amanhã possa nos faltar!"
Os grandes reservatórios (açudes), mesmo que necessários, imprescindíveis reconhecemos, têm menos efetividade do que PEQUENAS BARRAGENS a serem construídas ao longo dos nossos rios e riachos. Assim as águas não seriam desperdiçadas ao escorrerem canalizadas e sem aproveitamento diretamente para o mar; manter-se-iam replenos os lençóis freáticos (reservas nas partes subterrâneas); seriam criados pequenos balneários para diversão e alegria da coletividade, além de aumentar a piscosidade nesses cursos de águas. Ressalte-se mais que o custo é extremamente menor do que hoje se investe em açudes de quaisquer portes.
O que se lhes falta então para diligenciar nesse sentido ou preferem optar por medidas paliativas e a um custo extremamente mais elevado, além de outros inconvenientes que fragilizam nossa economia e toda estrutura familiar por decorrência da dizimação de já diminutos rebanhos e lavouras das famílias que residem na área rural?
Chega de visão apequenada, inabilidade administrativa na gestão dos recursos públicos e até oportunismo eleitoreiro, tão somente, quando do uso sistemático de promessas de obras, muitas das quais que proteladas indefinida e injustificadamente como o caso da desejada e imperativa Transposição do São Francisco.
A hora é esta para equacionar e minimizar definitivamente efeitos climáticos adversos com escassez de água que peculiares em nossas regiões.

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados