Previsão do Tempo

RUSSAS

31ºC

COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

O desafio de fundar a Academia Russana de Letras

Óticas Diniz

Carlos Eugênio

20/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

     As instituições que representam o município de Russas precisam dar a importância politica, econômica, geográfica e cultural, que a terra de Dom Lino tem. Portanto, não entendo a razão, de um município com tantos valores culturais como este, ainda não ter fundado sua Academia de Letras. Comecei a pensar nessa questão, quando o CR divulgou o aniversário da Academia Limoeirense de Letras. E Russas? Por que está parada no tempo? Vejam. 
     Limoeiro do Norte já comemorou em 2016, o 16° aniversário de fundação de sua Academia de Letras. Outros municípios, circunvizinhos, também já tiveram a felicidade de fundar sua instituição de incentivo à arte literária. O caso mais recente é o da terra da rede, que em 3 de abril de 2015, fundou-se a Academia de Letras de Jaguaruana (ALJ), por iniciativa do escritor e historiador João Luiz de Oliveira. Já em Aracati, a Academia Aracatiense de Letras (AAL), foi fundada em 7 de agosto de 2014.               
     O que está faltando para se criar a Academia Russana de Letras? Iniciativa! Somente isso. E essa ação terá de partir dos mais diversos setores. Sugiro que a Casa dos Amigos de Russas (Carus), por sua influência no meio cultural do município, comesse a erguer essa bandeira. O apoio do poder executivo, através da secretaria de cultura, também é imprescindível para essa realização. 
     O poder legislativo municipal não pode ficar a margem desse processo. Ele deve dar sua contribuição, levantando o tema na Casa Legislativa e colaborando no que estiver ao seu alcance. Outro órgão que deve ser convidado a se engajar nessa empreitada, é a Câmara de Diretores Legistas de Russas, pela sua representatividade na região. 
     O desafio está lançado. A verdade mais insofismável é que, uma terra que tem o historiador e escritor Limério Moreira da Rocha, o jornalista e escritor Horácio Matoso e os saudosos escritores e poetas Airton Maranhã e Francisco Carvalho, entre outros, deve marcar seu terreno no campo cultural.    
     Esses valores são exemplos de superação e incentivo a muitos russanos, que poderão conquistar seu espaço no campo das artes. A fundação da Academia Russana de Letras será a certeza de que, os valores culturais de Russas – reconhecidos, tanto no âmbito estadual quanto nacional – ficarão imortalizados em suas obras. E a garantia de que novos talentos seguirão seus passos.
     Portanto, lanço aqui o desafio, aos representantes das instituições citadas. Cada um pode ajudar a concretizar essa ideia, em seus respectivos campos de atuação. Reitero: a Carus, pelo seu papel cultural de grande valia na sociedade russana, poderia começar a erguer essa bandeira. Professores, poetas, historiadores e apreciadores da arte, deverão ser convidados, a se engajarem nesse propósito. Essa semente plantada por esse escriba, só dará frutos, se a sociedade abraçar a ideia.   
     A Carus aceitará o desafio? Algum vereador levantará essa questão na Câmara? Algum radialista, em seu programa radiofônico, levará o tema ao conhecimento dos ouvintes, na tentativa de mobilizar a sociedade? Não sei meus caros leitores. Não tenho nenhum prestigio nesse meio. Só nos resta, aguardar!  Afinal, o desafio de fundar a Academia Russana de Letras está nas mãos de todos. Assim como também, compete à sociedade organizada, à obrigação de dar a Russas, o destaque que essa cidade merece. 

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados