Previsão do Tempo

RUSSAS

33ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Festas - Nova visão do mundo?

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

20/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Final de ano, repetidas festas e que, para os que creem um novo nascer de seus deuses; já para alguns apenas uma excelente oportunidade de tentar esquecer os traumas do ano que finda e nada mais oportuno de que uma confraternização familiar. Para todos, indistintamente, novas perspectivas, mesmo que tenhamos atravessado mais um ano de conturbações que na maioria não provocadas por nós próprios, mas que pelos inconsequentes que têm o poder e dever de minorar tais eventos nos proporcionaram.
Em 21 de dezembro, às 7:44h, chegaremos ao Verão que para muitos de nós (nordestinos) é o "Inverno" por causa das benditas chuvas que nos encherão de esperanças e que sejam bem-vindas! Com elas, mais e boas perspectivas, em especial para os que padecem diretamente, há mais de cinco anos, com perdas de suas lavouras, dizimação de seus já escassos rebanhos que conseguido a muito custo e até mesmo pela dificuldade de água para sua própria subsistência (só quem vive esses dramas é que tem essa consciência e sabe o quanto é traumatizante). Mas que não esqueçamos que bem ao lado, nas nossas ruas, nos nossos bairros e cidades há milhões de pessoas que atravessam situações por demais difíceis, mais graves do que concebemos. No mundo já são mais de 350 MILHÕES de crianças em estado de miséria absoluta. Como agenciar objetivando o fim da desumana situação de milhões de refugiados que restam dos conflitos absurdos no Oriente Médio, na África e em outras regiões do mundo; guerras injustificadas sob qualquer aspecto, onde crianças e mulheres são estupradas (casos até em que os pais das jovens preferem-nas mortas a serem abusadas e humilhadas) e que o mundo apenas assiste passivamente, não reage como desejável a fim de minimizar o sofrimento que perdura há anos? Muitos poucos se apiedam e raros os que ainda têm essa consciência humanitária de uma calamidade bestial que parece não ter fim. Enquanto esbanjam bilhões de dólares com projetos mirabolantes (viagens espaciais, construções nababescas etc.), absoluta maioria dos quais sem resultados diretos e efetivos para a Humanidade, outros passam frio, sede, fome e torturas, sem sequer ter a liberdade de ir e vir tranquilamente posto que ameaçados pela insegurança que grassa em função da impunidade, em todos os recantos. Já não somos mais livres! Tornaram-nos réus do ódio consequente da tolerância ao crime que consentida pelas autoridades!
E dai cabem perguntas: a humanidade tem de fato o que comemorar? Ou nós não temos nada a ver com o que se passa por lá, bem distante de nós ou mesmo nas nossas imediações? Então as barbáries das guerras (algumas ditas "santas") e violências se justificam? E a solidariedade humana também não se justificaria? O que está realmente ao alcance de cada um para que possamos minimizar o sofrimento, verdadeiro, incontestável e insustentável de milhões de outros seres que inapropriadamente denominamos de "irmãos"?   Como irmãos se lhes viramos as costas?
Felizes e tranquilas Festas e mais um Ano Novo de mais conscientização do nosso papel humanitário é o que desejamos a todos! Presentes, champanhes..., só depois de acordarmos!!!

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados