COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Camilo usa argumento vagabundo para uma causa digna

Carlos Eugênio

07/12/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Não, meus caros... Não dá para ouvir certas notícias, sem que o sangue coagule nas veias com maior fervor, fazendo o cérebro reagir com indignação. Mas o que esperar de alguns setores da imprensa cearense, que se tornaram tábuas rasas da informação? O silêncio! Nada mais que o abafar dos ruídos diante de argumentos ordinários, mesmo que estes sejam em prol de uma boa causa. E foi isso que ocorreu, quando o governador Camilo Santana culpou Michel Temer pelo eventual colapso hídrico no Estado. 
     Poucos veículos de comunicação questionaram o absurdo dessa acusação. Mas antes que algum esquerdopata afirme que estou em defesa do presidente, já antecipo: coloco os corruptos no mesmo saco, sejam de direita ou da esquerda. Caso se comprove algum ato criminoso contra o Temer, que vá para a Papuda fazer companhia a muitos outros que estão cumprindo pena. Mas este assunto não é o foco desse debate. Vamos lá. 
     A verdade mais insofismável é que, Michel Temer está no poder a pouco mais de seis meses. Como é que Camilo Santana pode responsabilizá-lo pela demora da transposição do Rio São Francisco? Isso é de uma cretinice ideológica! O partido do governador esteve 13 anos no poder. Por que não resolveu o problema, então? A resposta é simples: as obras foram superfaturadas. A Polícia Federal investiga desvio de R$ 200 milhões de superfaturamento. Está ai, o real motivo da não conclusão da transposição das águas do Velho Chico.     
     E agora, Carlos? Camilo deve se calar diante o quadro hídrico do Estado? É óbvio que não! A luta é relevante. Mas é importante ressaltar que, existe argumento digno, por uma causa vagabunda e, alegação vagabunda, em proveito de uma causa digna. A história nos mostra isso. Vejam. 
     No período da escravidão, o então deputado Bernardo de Vasconcelos, defensor do regime escravocrata, defendia que a África civilizava o Brasil, portanto a permanência do tráfico de escravos africanos enriquecia a cultura brasileira. Já os abolicionistas argumentavam que os imigrantes formavam uma raça inferior e, por isso, era necessário parar de trazê-los ao Brasil, para não causar prejuízos à cultura do país. Perceberam caros leitores? Alegações medíocres podem ser motivadas por razões decentes, e vice-versa. 
     Portanto, Camilo Santana tem todos os motivos de ir a Brasília exigir medidas que evitem o colapso hídrico do Estado. Mas tem por obrigação ser verdadeiro, e parar de usar argumentos vagabundos, em prol de uma causa tão digna. Onde está a culpa do seu governo com os problemas hídricos que o Estado atravessa? Fazer um mea-culpa não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é exemplo de dignidade. 
     O cerne da crise hídrica do Estado, pode até estar no fato de a transposição do Rio São Francisco não está concluída. Mas existem outras vertentes que não podem ser esquecidas. O que levou o estado do Ceará a enfrentar esse problema tão grave, foi à falta de planejamento do executivo, aliado a incompetência do setor que gere as redes hídricas estaduais. Além de problemas naturais que fogem ao alcance humano.  
     A impressa cearense precisa trabalhar com essa verdade, para que a sociedade não seja ludibriada por declarações demagogas. É lamentação que, na Era da informação, alguns setores da imprensa funcionem como tábuas rasas da informação, a serviço de governos pautados em atitudes medíocres.      

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados