COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Russas: eleições 2016 – a hora da decisão

Carlos Eugênio

08/09/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

É hora de decidir... Os eleitores de Russas e dos demais municípios brasileiros têm a oportunidade de avaliar as melhores propostas ao poder executivo e legislativo. E que vença o melhor projeto de governo. Chegou a hora de moralizar a gestão pública neste país. E essa faxina precisa começar pelos municípios. O eleitor será convocado a comparecer nas sessões eleitorais para fazer essa limpeza, e jogar na lata do lixo, os lixos humanos que ocupam cargos públicos no intuito de se locupletar.

Nicolau Maquiavel afirmou, na obra atemporal O príncipe, que um homem politico deve seguir as regras da politica e não as da moral. O eleitor há de ter sapiência para identificar aqueles políticos que seguem a cartinha de Maquiavel. A tarefa é árdua, mas necessária. Afinal, o porvir do município depende dessas escolhas, e muitos cretinos que estão na politica, usam de todas as artimanhas para enganar a população.

O marketing tem sido decisivo, não somente nas campanhas eleitorais, mas durante o mandato do eleito. O povo precisa ficar atento a esse conjunto de técnicas e métodos que nem sempre entrega o produto anunciado. Há modelos de gestão que seguem essa linha: propagam um desenvolvimento que ocorre, apenas, na câmera que dá acesso ao mundo virtual dos Pokémon. Nesse paradigma de governo, o povo se depara, no dia a dia, com problemas do mundo real, em contrariedade a cidade propagada nas redes sociais. Esse tipo de gestor segue os ensinamentos de Maquiavel: vendem a alma para o diabo, no intuito de manter-se no poder.  

De sorte que, o “véu diáfano da fantasia” não esconda “a nudez forte da verdade” (sábias palavras de Eça de Queirós). E por mais que se tente maquiar os fatos, nem sempre uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade, a teoria do criminoso Joseph Goebbels, tem suas exceções. Não se pode subestimar a capacidade critica das pessoas.

É importante ressaltar que, há momentos na gestão pública, que um gestor precisa escolher entre investir em obras estruturantes e ações de prioridades básicas de cunho social. Quais são as carências do seu município? Reformar praças e pavimentar pedaços de ruas e avenidas, ou investir no ser humano? – como saúde e educação. Esses modelos administrativos fazem a diferença durante um mandato. 

A eleição ao poder legislativo, também é de grande importância. São nos plenários das Câmaras municipais que se aprovam os projetos de lei em prol da sociedade, ou em seu desfavor. O eleitor consciente tem por obrigação votar num candidato que tenha o perfil de legislador, pois a função exige aprofundamento na legislação em vigor. 

Cuidado com quem atribui aos outros, o peso de seus fracassos e incompetência administrativa. Veja o que o poeta polonês Czeslaw Milosz, afirmou sobre pessoas dessa estirpe, num aforismo atribuído a um velho judeu: “Quando alguém está 55% certo, isso é muito bom e não há discussão. Se alguém está 60% certo, isso é maravilhoso, é uma grande sorte, ele que agradeça a Deus. Mas o que dizer sobre alguém estar 75% certo? Os prudentes já acham isso suspeito. Bem, e sobre 100% certo? Quem quer que diga estar 100% certo é um fanático, um facínora, o pior dos velhacos”. 
     
Qual é o perfil de seus candidatos, antão, meus caros? A resposta deverá ser dada no momento do voto, em conformidade com sua consciência. No entanto, se encontrar alguma característica dos princípios de Maquiavel, em seu representante, melhor optar por outro nome. Mas será que os eleitores já leram o guia de como chegar ao poder e manter-se nele? Uma excelente dica de leitura, antes de ir às urnas. Afinal, Maquiavel é candidato em muitos municípios Brasil a fora, inclusive em Russas.         

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados