COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

TRABALHO ESCRAVO

Hildeberto Aquino

11//2/01/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Há o que comemorar no Brasil no dia 1º de maio - Dia Mundial do Trabalho? Não!!!

Para o Art. 149 do Código Penal brasileiro, o crime de escravidão é definido como: "Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto." Já o Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. § 1º - Integram o salário, não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagem e abonos pagos pelo empregador. Por fim o Art. 7 VII impõe: “Garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável.” Note-se que o Salário Mínimo do Brasil já é uma miséria por conta da insensibilidade e desrespeito dos nossos governo - passado e atual – ao nosso trabalhador!

Não bastasse, é impressionante o que ocorre em grande dos estabelecimentos comerciais país afora: Não pagar salários fixos e remunerar seus empregados por comissão, mas sem lhes assegurar um pagamento mínimo. Isto é: Em não vendendo nada, nada resta a receber. Geralmente essa comissão situa-se em torno de 1% das vendas realizadas. Pior é que por ocasiões dos grandes movimentos que geralmente aquecem as vendas no comércio: Natal, Dia das Mães etc., algumas lojas, ardilosa, arbitraria e desumanamente, reduzem a comissão para apenas 0,50%. Mais aviltante é que a prática é comum em especial nos estabelecimentos de grande porte. Assim, à custa da exploração dos fragilizados e desassistidos trabalhadores, é fácil enriquecer!

Onde estão os sindicatos (muitos dos quais dirigidos por sindicalistas pelegos), o Ministério do Trabalho, a Justiça, o Congresso a OIT e outros organismos, todos que transigem para com esse regime escravista ainda perpetuado no Brasil?

 

J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
(Visitem o Blog: http://hildebertoaquino.blogspot.com/ )

"Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo. "
(J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO)

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados