COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

MATANDO O POBRE!

Hildeberto Aquino

11//2/27/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Se você é pobre não adoeça e não deixe nenhuma enfermidade (pneumonia, infecção urinária, amigdalite, meningite, tuberculose, as mais comuns) que exija antibióticos no tratamento acometer seus familiares! Uma medida do Ministério da Saúde (até num raro lampejo de lucidez, não fora os embaraços que decorrem), delibera sobre a poibição da venda de antibióticos sem receita médica. Traduzindo: Você não pode ter qualquer doença que exija antibióticos para tratamento porque isto lhe causará uma série de aborrecimentos. Em princípio ouvirá do farmacêutico um sonoro não: “Infelizmente só podemos vender com receita!” Aí, como você é pobre, mesmo em casos de urgência, é obrigado a marcar uma consulta para daqui a alguns dias, semanas ou até meses no postinho de saúde que atende a sua região considerando que as emergências dos hospitais estão lotadas e, segundo eles, o seu caso não é de tanta urgência e dá para suportar seis a dez horas de espera, se tiver sorte, para ser atendido. Mas é que você cansado e inconformado, resolve mesmo apelar para o postinho. Marcou consulta e compareceu. Porém, por infinitos motivos – baixa remuneração dos médicos; falta de compromisso da administração pública com a saúde dos seus munícipes etc., infelizmente não tem médico para atendê-lo. Só na próxima semana ou mês e para isso terá que remarcar a consulta. Mesmo que com sorte seja atendido, não tem remédio gratuito embora a propaganda governamental assegure que sim!  Recorrer a um particular, nem pensar! Cobram, na nossa região, o valor em torno de R$ 120,00 por uma consulta. Já as farmácias comercializam remédios a preços exorbitantes, incompatíveis com o seu salário. E agora Josés, Pedros, Marias e outros pobres?

Por alguns comprimidos de qual seja o antibiótico, que aliviariam o seu mal momentânea ou definitivamente, você se sujeita a tudo isso. Não se condena a medida, mas os inconvenientes que dela decorrem. Enquanto isso, cogita-se no Congresso a liberação da maconha. Qual o mais nocivo?

 

J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
(Visitem o Blog: http://hildebertoaquino.blogspot.com/ )


"Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo. "
(J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO)

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados