COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

2015 - Reflexão -2016

Hildeberto Aquino

04/01/2016

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Foi-se 2015! Um bom ano para alguns (a minoria e que já privilegiada, especialmente se bancos..., com certeza) e perverso ano para os demais, muitos, a maioria, em especial se trabalhadores, com perdas salarias para os ativos e mais fortemente se aposentados, além da temida ameaça de desemprego que só cresce. Caos conjugado na economia e política com sérias consequências para o Brasil. Retorno da inflação; queda nas bolsas de valores, no IDH, na classificação do País por agências internacionais e baixa remuneração da poupança são apenas algumas dessas peculiaridades negativas registradas em 2015. Pior que as perspectivas para a 2016 não são nada otimistas. Suportaremos ou superaremos?
Mas, e o que VOCÊ fez para mudar a situação verdadeiramente? Apenas reclamou entre amigos e vizinhos e se disse injustiçado ou enfrentou, ordeiramente e de cara aberta, os protestos no âmbito municipal, estadual e federal? Será que se acovardou e se acostumou a baixar a cabeça às suas "Excelências" - os políticos, já que o futebol, o carnaval e outros processos alienatários (política de pão e circo) amenizam os drásticos efeitos das crises? O que você fez realmente para tentar reverter a situação que severa e se arrasta indefinidamente sem um enfrentamento efetivo que não seja o de onerar mais com impostos os já extorquidos consumidores? E o Congresso Nacional foi omisso, não sabia de nada sobre os escândalos ou preferia calar e apoiar a troco de cargos, priorizando os interesses particulares dos políticos em detrimento dos da população? Nunca souberam dos escândalos mesmo ou preferiam calar e por isso foram coniventes com tantos desmandos já que a eles congressistas compete também a fiscalização do direcionamento dos recursos públicos? E quantos não se beneficiaram e se locupletaram disso? A Dilma errou e continua errando sim!, e feio, mas teria sido apenas só ela? E os seus antecedentes que posaram de "benfeitores" e que se diziam sair em defesa das classes menos favorecidas (hoje ainda a mais sufocada), iludindo-os, tiveram também a sua parcela acentuada de culpa? E os que calaram quando tinham como ofício a obrigação de fiscalizar, denunciar, julgar e punir e preferiram deixar de lado ou, em troca de favores, ou por incompetentes negligenciaram? No caso da Justiça que, sem justificativa aceitável, chega a deixar que processos venham a caducar por consequência de tanta protelação? O erro é deles sim!, mas a reflexão e ação para mudanças são NOSSAS ou estaremos errando juntos. Estamos conscientes de que nem sempre as mudanças estão em nossas mãos, mas temos que busca-la incansavelmente. Pense bem e escolha melhor!

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados