COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Weber: um caos administrativo

Carlos Eugênio

08/12/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

     É isso ai, prezados leitores... Aquele que prometeu fazer uma administração inovadora, deixar a cidade de Russas semelhante à Boston, só existiu nas falácias cretinas do período eleitoral. Seu discurso não passou de uma fraude de retóricas demagogas jogadas a multidão. Já está chegando o último ano de mandato, e o município de Russas não se assemelha a Boston, em nenhum aspecto. A modernidade da Suíça – também prometida – não veio. Só restou, aos filhos da terra de Dom Lino, conviver com o agravamento da falta de serviços básicos nas áreas da saúde, educação, segurança e infraestrutura.
     É óbvio que não estou aqui cobrando que, em três anos, o prefeito transforme Russas numa cidade do primeiro mundo. Não se construiu Nova Iorque de um dia para a noite. Em oito anos ele não conseguiria esse feito. Em dez anos? Também não! Mesmo que o Weber se eternizasse no mandato, cumpriria sua promessa de campanha. O prefeito sabe que prometeu o impossível, tudo não passou de afirmações para iludir delinquentes intelectuais. O que seria dos políticos demagógicos se não fossem os ignorantes desprovidos de consciência critica? Não seriam eleitos, não é mesmo?!
     Bem, vou deixar os delírios ideológicos alçados ao vento de lado, e deter-se aos fatos. Nos últimos dias o município de Russas tornou-se uma terra cercada de lixo por todos os lados. As reclamações partem da zona urbana e rural. As pessoas indignadas com essa situação demonstram suas insatisfações nos meios de comunicação que abrem espaço aos anseios do povo. Já não bastava o sofrimento da população com a falta de assistência na ausência de médicos e medicamentos, agora está sendo obrigada a conviver com a fedentina causada pelo lixo não coletado. Coletar o lixo periodicamente é um serviço básico. Mas falta competência ao gestor, para gerir essa ação tão primitiva.
     Na área da educação, outro desastre administrativo. A operação “Hora do lanche”, impetrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, com acusação de irregularidades em licitações dos recursos da merenda escolar, já nos dá a concepção da realidade, embora se espere a apuração detalhada dos fatos e a punição dos envolvidos. Os desmandos na educação não param por ai: atraso constante de salários dos professores aposentados e licenciados; atraso no pagamento do transporte escolar, inclusive com a parada da frota; baixo rendimento dos alunos nas provas externas e a queda nos índices educacionais das escolas municipais.
     A segurança pública é outro setor que deixa a desejar. Vai culpar o prefeito pelo índice de criminalidade ocorrido em Russas, Carlos? Não! Nem vou cobrar as câmeras propostas em seu plano de governo, no intuito de oferecer mais segurança à sociedade, que nunca foram implantadas. Segurança pública é da competência do Estado. Mas um prefeito não pode ficar a margem dos acontecimentos, enquanto a população anda amedrontada. É obrigação de qualquer gestor, exigir das autoridades competentes, ações que amenizem os problemas da insegurança em seu município. Compete sim, ao prefeito Weber, buscar meios junto ao poder responsável, e oferecer maior segurança a seus munícipes. Ficar a margem dos acontecimentos é ser conivente com o problema.
     Essa situação me faz lembrar o filme Titanic, quando um quarteto segue cantando música clássica mesmo com o navio já afundando. Na trama, a desgraça que se abateu sobre eles é natural, causada por um iceberg, e não por seres humanos. O prefeito não pode fingir que está ouvindo Beethoven, enquanto a população cai em desgraça, pelo caos administrativo de sua gestão. Weber pode até acreditar que continua sendo a fé e o rei, em Russas. Mas não deve esquecer que a lei já bateu à sua porta.


Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados