COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

CRAK e OXI

Hildeberto Aquino

11//2/19/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Há bem pouco tempo CRAQUE - o mesmo que CRAK quimicamente - era sinônimo de pessoas que tinham habilidade em alguma coisa. Na bola, o Pelé, um bom exemplo. Mas hoje em dia CRAK é uma detestável droga. OXI (síncope de oxém, o mesmo que oxente!) é uma expressão muito usada no Nordeste e que exprime surpresa. Hoje, OXI é uma droga mais terrível ainda que o CRACK que começa a ser introduzida no Brasil para a desgraça de muitos, em especial dos jovens.

A composição química do CRACK é terrível. Origina-se na pasta base da coca (planta nativa da Bolívia e do Peru) e a essa base misturam substâncias excessivamente nocivas: querosene, solvente, a cal virgem, gasolina, diesel, solução de bateria, permanganato de potássio, ácido sulfúrico etc. O que estiver disponível entra na composição. O CRACK tem em torno de 40 a 50% de cocaína, já o OXI chega a 80%, tornando-se terrivelmente mais letal. Disso até os usuários estão conscientes, relevam e assumem os riscos, infelizmente.

Enquanto isso as nossas fronteiras com o Peru, Bolívia, Colômbia que são os principais produtores de cocaína do mundo continuam livres. Países ”amigos” que certamente usufruem desse comércio maldito e por óbvio fecham os olhos e as vítimas que se danem. Não há uma política que consiga unir esses países com o propósito de, juntos, somarem esforços no sentido de conter o tráfico, porque não lhes convém. O lucro, a ganância é que ditam as regras.

Quem assistiu há poucos dias a um documentário da TV Record em que mostra uma criança, dentre muitas infiltradas na “Cracolândia” paulista, ser espancada por outros traficantes, percebe a que ponto chegou a degradação da nossa sociedade em que mesmo os órgãos de proteção às crianças sabem e fecham os olhos. Nada os detém.

O fato é que mais uma droga, e desta feita a pior delas até então conhecida, está se infiltrando em nossa sociedade que desvalida paga um preço altíssimo pelos descasos das nossas autoridades. Não se concebe outra perspectiva senão a de mais uma tragédia sem retorno!

J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
(Visitem o Blog: http://hildebertoaquino.blogspot.com/ )

"Devemos preferir o som das vozes críticas da imprensa livre ao silêncio das ditaduras."
(Dilma Roussef)

"Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo. "
(J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO)

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados