COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Russas: denúncias e devaneios

Carlos Eugênio

22/04/2015

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Entre denúncias e devaneios. Assim caminha a gestão do prefeito Weber. O povo de Russas está a ermo, ao se tratar de saúde pública e outras ações prioritárias. Enquanto isso, a administração fica medindo forças com os dois maiores centros de saúde do município: o Hospital e Santa Casa de Saúde e a Maternidade Divina Providência. Os repasses deveriam ser enviados a esses centros, mas tudo fica a mercê de picuinhas e um jogo de interesse politiqueiro. Prática de uma ideologia política repudiável.
    
E a justificativa de que a saúde é um problema nacional? Vou responder esse questionamento com outra indagação. Sendo assim, o prefeito está isento das obrigações com a saúde pública do município? Absolutamente! Não me venham com pretextos medíocres. Esse argumento não fundamenta o descaso. Hipocrisia de bajuladores que comem na mesma panela e desfrutam dos mesmos benefícios que o poder costuma agregar. Sanguessugas agarrados nas tetas do poder defendendo o indefensável.

Não vou entrar no mérito se o prefeito tem ou não por obrigação, garantir o rapasse para essas instituições. A questão é outra, vai além dessa peculiaridade: seu dever é zelar pelo bem estar da população e, dentre esse preceito, está à responsabilidade com a saúde pública do povo de Russas. Não há como questionar essa prerrogativa.

Quem não se lembra do gestor, ainda candidato, bradando aos quatro ventos, que ia entupir os postos de saúde de médicos e medicamentos? Teria sido uma promessa demagógica para enganar os eleitores? Certamente! Na contramão desse discurso, sua primeira ação a frente dos desígnios de Russas, foi desativar o CEO Municipal – Centro de Especialidades Odontológicas. Mas segundo denúncias na Câmara, do vereador Nathizael Gonçalves, o município continua recebendo repasses da União para o referido centro odontológico, apesar de não mais se encontrar em funcionamento. Para onde está indo esse dinheiro, afinal? O povo precisa analisar os fatos sem paixonites políticas, para diferenciá-los da ficção, e garantir seus direitos.

Denúncias e devaneios! A administração do prefeito Weber pode ser definida por essa sentença. Vejamos, então: o vereador Paulo Santiago denunciou que a secretaria de educação compra frango na Parangaba, no valor de R$ 9,97 por Kg. Enquanto isso, no município de Russas, na época, o quilograma do frango chegava a ser vendido no varejo, ao preço de R$ 5,50. Outra denúncia diz respeito ao superfaturamento na compra do fardamento escolar. Como a gestão explica tudo isso? Simplesmente não explica. Até o fechamento desse artigo, a Secretária de Finanças do município, Adriane Teixeira, não havia atendido o chamado do legislativo municipal para prestar esclarecimentos.

Defino muitas ações dessa gestão como devaneios, a começar pelo slogan: “Nossa maior obra é cuidar das pessoas.” Hipocrisia! A cidade propagada nas redes sociais difere e muito, da vivenciada pela população. Quem cuida bem das pessoas não deixa o povo carente sem atendimento médico e odontológico, não abandona a periferia a própria sorte, nem muito menos, deixa deteriorar patrimônios públicos, como é o caso da Lagoa da Caiçara. Mas a gestão insiste em seguir essa política sórdida. 

Um autêntico líder reconhece os erros para corrigir-los. Existem falhas nas ações humanas e, reconhecê-las, é um ato de sabedoria. Recorro aqui, a uma epigrafe que está na edição inglesa (Penguin Books) do poeta polonês, Czeslaw Milosz, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1980. Um aforismo atribuído a um velho judeu na Galícia: “Quando alguém está 55% certo, isso é muito bom e não há discussão. Se alguém está 60% certo, isso é maravilhoso, é uma grande sorte, ele que agradeça a Deus. Mas o que dizer sobre alguém estar 75% certo? Os prudentes já acham isso suspeito. Bem, e sobre 100% certo? Quem quer que diga estar 100% certo é um fanático, um facínora, o pior dos velhacos.”    

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados