COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Russas: uma gestão medíocre

Carlos Eugênio

17/12/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A vulgaridade de uma gestão pública encontra-se no contexto que distingue prática e teoria. O slogan da Prefeitura Municipal de Russas “Nossa maior obra é cuidar das pessoas” nos traz um sentimento de paz espiritual. Afinal, o ser humano é uma criação divina e deve estar acima dos valores materiais. O respeito à vida é o maior legado que um governo pode ofertar a sociedade. Entretanto, existe uma vasta distância entre as falácias e as ações. Pregar o que não faz, e fazer o que se tenta ocultar no ardiloso subterfúgio dos bastidores de uma política sórdida, virou marca administrativa de uma gestão medíocre, que tem a frente o prefeito Raimundo Weber Araújo (PRB).
 
O que dizer, então, do caso de uma senhora de 90 anos, acamada, que ficou há mais de um ano sem receber a visita domiciliar de um médico do Programa Saúde da Família? É de causar repugnância! Mas a mídia financiada pelo executivo propaga uma cidade que só existe nas redes sociais. A hipocrisia dessa gestão excedeu todos os limites toleráveis. Zelar pelo bem estar de quem chegou ao limite que impõe a natureza, é obrigação do poder público. Quando isso não ocorre, fere as leis constitucionais.

Não estou aqui defendendo a tese de que o governo municipal poderia ter evitado a morte da senhora Maria Valmira Correia, que ocorreu logo após a denúncia do descaso. Evidente que não! No entanto, o poder executivo foi negligente com o caso, e precisa ser responsabilizado judicialmente por isso. Dona Maria teve seus últimos momentos de vida marcados pela dor física e pelo desprezo da secretaria de saúde municipal. 

O Ministério Público precisa atuar, e não permitir que esse episódio volte a ocorrer com outras pessoas. Cabe a secretaria de saúde enviar uma equipe, periodicamente, a casa do idoso que esteja impossibilitado de se deslocar ao posto do PSF. A justiça deve punir o município que negligencie esse direito. O administrador que não atende a essa necessidade, abrevia a vida dos idosos, e isso deve ser visto como um crime. 

Na primeira gestão, Weber Araújo ficou conhecido como o gestor que investe nas pedras em detrimento da vida. Não se pode mais atribuir essa prerrogativa ao prefeito de Russas. Nessa atual administração, nem a vida ou tampouco as pedras, vem tendo um olhar de destaque. Percebe-se um emaranhado de ações sem planejamento, gerando transtorno a comunidade. Exemplos de obras inacabadas, como é o caso do calçamento da Rua Eloisa Maciel, estão espalhados por todo o município. Mas a inoperância dessa gestão não tem limite. A cozinha comunitária, na Lagoa do Toco, apesar do recurso garantido há dois anos, a obra ainda não foi realizada.

O abandono é outro marca dessa gestão. O parque da Lagoa da Caiçara ratifica essa inquietação. O mato e a sujeira tomam conta de toda a área. A população que mora nas proximidades, amarga o descaso do poder público municipal. Outro fator que merece destaque é a falta de luminosidade em ruas e avenidas. Luminárias queimadas marcam as noites da sociedade de Russas, trazendo risco aos transeuntes. Essa situação pode ser vista na Avenida Coronel Araújo Lima, e em diversos outros pontos da cidade.
    
Diante de todo esse contexto de indiferença aos anseios sociais, ainda há recursos para patrocinar o Russas Fest. Enquanto faltam esparadrapo e gazes nos postos de saúde, o circo está garantido. O dinheiro público vira pó nos passos dos integrantes de bandas como “É o Tchan” e similares. Uma sórdida filosofia de fazer política ludibriando os bobos da corte, que viram massa de manobra nas mãos de alguns medíocres elitizados, beneficiários do patrimônio público.


Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados