Previsão do Tempo

RUSSAS

23ºC

COLUNISTAS / HIDER ALBUQUERQUE

Raízes Indígenas

Óticas Diniz

Hider Albuquerque

18/09/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Aos que pensam que a colonização do Vale do Jaguaribe trouxe em sua totalidade os modos de vida apenas dos europeus, engana-se completamente. Apenas a microideologia foi absorvida pelo povo de um modo geral. No fórum íntimo, familiar ou comunitário, o povo jaguaribano ainda dispunha de um grande arsenal simbólico, cultural e religioso, que persiste até hoje.

Os colonizadores europeus tiveram que se adaptar ao meio ambiente jaguaribano. Para isso, tiveram que se “associar” aos indígenas e seus conhecimentos de como sobreviver em um meio ambiente tão diverso do europeu. 

São inúmeros os vestígios desta cultura indígena que ainda permanece no nome de cidades, árvores, o próprio nome da região; costumes como a dormida de rede, o biótipo físico da maioria dos indivíduos, o gosto alimentar etc.

O mais fantástico, é o conhecimento sobre a natureza e seus sinais sagrados, como é o caso do seu Antônio da Silva, que ainda hoje vende em sua banca, 64 tipos de folhas, sementes e cascas medicinais, sua banca está localizada no Mercado Novo.

As plantas e suas propriedades curativas, utilizado, com o passar do tempo, a mistura entre as antigas pajelanças e os rituais católicos, tem hoje sido comprovada pela ciência como eficazes em suas substâncias.

As Curandeiras, os Raizeiros e as Parteiras, são elementos que envolvem o sagrado em uma dimensão cotidiana da sociedade a que pertencem. Ainda temos alguns desses Sábios de outras realidades, sábios de um tempo em que não havia plano de saúde.


Hider Albuquerque

Professor especialista em ensino de História; Historiador Pesquisador; Escritor; membro da diretoria da Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Compositor e ligado ao movimento Cultural de Russas Fez parte do Grupo Teatral Arco-Iris; membro fundador da OFICARTE Teatro e Cia; Professor na EEM - Escola Manuel Matoso Filho; Blogueiro.

Hider Albuquerque

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados