COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Pedagogia da tolerância

Carlos Eugênio

03/06/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A essência dos problemas sociais desse país tem suas bases fincadas na educação formal e na família. É na junção dessas instituiçõesque flui o nascedouro de uma sociedade pautada em valores morais e éticos, ou na formação de uma comunidade desajustada. Quando alguém quiser compreender o que está ocorrendo com o Brasil – violência desenfreada, desajuste social, falto de respeito à vida, domínio do tráfico, violência no trânsito, desconsideraçãoàs leis vigentes e os motivos que estão levando os jovens a perderam a vida precocemente –participe do cotidiano de uma escola.
  A juventude de hoje não aceita mais ser contrariada em suas vontades. As famílias estão criando seus filhos sem ensinar-lhes os limites necessários a uma boa convivência.  As pessoas precisam compreender que, dizer “não”, também é um ato de amor. Essa expressão de significado negativo faz parte do dicionário da vida.Os jovens estão chegando à escola com a certeza de que sua vontade vai prevalecer sobre as demais. Isso causa conflito e perturba o ambiente escolar. Émuito comum ouvir depoimentos de pais, afirmando não saberem mais o que fazer com os filhos.
     A escola é o campo de pouso que acolhe pessoas de diferentes concepções religiosas, pensamentos ideológicos e domínio socioeconômico. Isso é o que há de melhor, enão poderia ser diferente. Um espaço que dissemina valores e semeia a concórdia, tudo isso agregado ao conhecimento e a valorização humana. Entretanto, essa teoria melancólica está longe da nossa realidade. A escola está distante de tudo que o adolescente almeja, e as famílias não veemmais esse espaço de ensino como um aliado na formação humana.
     Esse paradoxo na relação de confiança, entre instituição de ensino e comunidade, aliado a desestruturação familiar, reflete de forma significativa nos acontecimentos que afligem a sociedade contemporânea.O que esperar de alunos que não levam os livros para as aulas, agridem moralmente os professores, ameaçam e atacam fisicamente os colegas? O que dizer de um estudante que afirma estar frequentando o colégio apenas para receber o incentivo da balsa escola? Como esses jovens,com essas concepções, se comportarão quando adultos? O que esperar de um país em que uma criança de cinco anos leva maconha embrulhada num papel para presentear a professora? Esses fatos ratificam a degradação da família.
A escola tornou-se refém do falido e medíocre sistema educacional brasileiro. As leis que regem os estatutos escolares não podem fugir a um princípio básico: A pedagogia da tolerância. Esse princípio norteia os demais valores, e por mais boa vontade e competência que tenha um gestor de uma escola pública, suas decisões esbarram nesse princípio. A promoção automática é outro equívoco dessa politica educacional. 
O que está acontecendo com o Brasil? Por que as pessoas ainda tão jovens não têm objetivos na vida? Uma família que não impõe limites a seus agregados semeia a libertinagem e forma uma nação de alienados. O que será desse país? As autoridades perderam o respeito perante o povo, eà formação familiar, pautada em valores éticos, degradou-se ao longo do tempo. O brasileiro precisa rever suas concepções ideológicas e voltar a sustentar-sena família e na escola. A pedagogia da tolerânciaestá formando uma sociedade inculta, intolerante e sem perspectiva de vida.


Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados