COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Copa do Mundo

Hildeberto Aquino

03/06/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Copa Mundial de Futebol tornada a “maior festa brasileira” – a “Copa das Copas”, como oportunisticamente alguns a intitulam. Só o carnaval a ela se assemelha tamanha a euforia de grande parte dos brasileiros. Outros, a maioria talvez, não lhe dão a importância que nos é vendida pela mídia e alguns até acham-na inoportuna diante de prioridades mais relevantes que são preteridas pelos nossos governantes. O seu custo situa-se em cerca de 30 bilhões de reais e já asseguram que arcaremos (contribuintes) com 70% do total, mesmo contraditando as afirmações governamentais, em especial do Ministro dos Esportes – Aldo Rebelo.
Se mais observadores nos colocarmos haveremos de perceber que a alegria dos menos atentos se sobrepõe a qualquer inconsequência que se cometa para promover o evento. Sabemos viver em um país onde uma série de calamidades sociais – caos na Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, com uma Economia estagnada e a inflação já a despontar etc., tornam quase insuportável uma convivência social desejável ou suportável. Falta-nos muito para nos aproximarmos de um país dito de primeiro mundo ou termos uma vida compatível à 7ª economia mundial. Mas, parece que diante do evento de uma Copa e que hoje politiqueiramente (época de eleições) a denominam “A Copa das Copas”, tudo é relevado e, fantasiados de “canarinhos”, “reis do futebol” estaremos dispostos a torcer e demonstrar o nosso “orgulho” como pentacampeões mundiais de futebol que nos tornamos. Uma grande honraria popular que alcançamos e que conforta enquanto aliena a muitos.
Mazelas à parte, desperdícios, corrupção(e muita) também, obras megalomaníacas são edificadas ou reformadas à custo exorbitantes e não compatíveis com a real situação econômica do Brasil. Tudo feito às pressas, com sérios riscos de imperfeições, condenadas até por membros da nossa própria comissão organizadora, mas que atendem às exigências dos promotores – FIFA e empresas particulares - que determinam como, quando e onde as obras devem estar disponíveis, além de outras imposições. Aliás, a ojerizada FIFA é quem aufere o maior lucro com o evento. Mais absurdo é que por conivência de quem homologou a “Lei da Copa” até a exploração do nosso trabalhador é aceita. Uma imensidão de voluntários (trabalhadores não remunerados) estará a serviço da FIFA e outras empresas patrocinadoras do evento que se locupletarão graças à ingenuidade desses entusiastas que trabalharão, graciosamente, para eles; alguns sem sequer ter direito a adentrar as arenas, apenas trabalham “patrioticamente”. O que se estranha é que todas as nossas autoridades e outras entidades ditas protetoras dos trabalhadores fecham os olhos a tudo e a mais uma exploração do já oprimido trabalhador brasileiro. Pela Copa tudo pode?
E a tudo assistimos, conscientes, contestando até (com protestos, mas, por favor, sem badernas), enquanto internamente e incongruentemente já estamos replenos de adrenalina somada a ilusória, efêmera alegria e orgulho na expectativa de mais um título de campeões mundiais – o HEXA. Gooooooool! Sobreviva Brasiiiiiillll...!!!

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados