COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Estrutura da nossa frágil economia

Hildeberto Aquino

21/05/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Se mais atentos nos dispuséssemos ficar perplexos estaríamos. A situação problemática e injustificada da Economia Brasileira comparativamente a alguns dos nossos países vizinhos e da América Latina (Chile, Colômbia, Peru, Argentina, México, os que não em crise declarada como a Venezuela que já tem uma inflação de mais de 60% ao ano), nos deixa surpresos e preocupados com o que pode resultar desse mau gerenciamento econômico brasileiro. Resumidamente: JUROS: Enquanto varia de 3,5 a 4% (Peru), aqui no Brasil somos tungados em 11,25%; CRESCIMENTO – PIB: Variando entre 3 a 5,5% (Peru), a nossa projeção é de apenas 1,64%; INFLAÇÃO: de 2,8% no Chile e a nossa já alcança 6,51%. Na marcha em que se encontra chegaremos aos 8% contrariando a previsão inconsequente e exageradamente otimista do Ministro da Fazenda do governo Dilma, Guido Mantega. O rombo das contas externas é o maior desde 1970. Segundo o Banco Central, déficit no primeiro trimestre soma US$ 25,2 bilhões.

Paradoxalmente, a arrecadação de tributos no Brasil cresce “como nunca na história deste país...”. Já estamos, segundo o “Impostômetro”, e até maio de 2014, na casa de R$. 665 bilhões que seriam suficientes para construir sete mil km de redes de esgotos objetivando a melhoria da saúde da população, ou 10 mil de casas populares para abrigar milhões de brasileiros que ainda sem teto e vivendo de promessas que nunca ou minimamente concretizadas. Não deixemos de registrar aqui o estado caótico da nossa Saúde em vista do levantamento do “Bloomberg” (portal americano especializado em economia) que mediu a eficiência dos serviços de saúde de 48 países, quando o Brasil ficou em último lugar. Os critérios considerados foram: “expectativa de vida em relação ao custo médio dos serviços e quanto esse custo representa comparado ao PIB per capita dos países avaliados.” Acrescente-se a tudo isso os sistemáticos escândalos envolvendo os nossos maiores ícones econômicos, entre eles a Petrobras, já alvo de uma CPI para expor mais claramente os desmandos administrativos e prejuízos que decorrem de sua péssima gestão.

Acordemos, estamos em época de eleição e as promessas mal analisadas dos candidatos nos induzem a erros graves e com seríssimas consequências para todos nós, sem exceções. É nessa hora e com mais apurada REFLEXÃO CIDADÃ que você que diz e canta “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...” realmente pode ajudar o Brasil. Escolha bem e não se iluda com os que só prometem e não cumprem.

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados