COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Direitos e desafios

Carlos Eugênio

20/05/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

     O inicio de tudo foi no ano de 1886, na cidade de Chicago (Estados Unidos). No propósito de reivindicar melhores condições de trabalho, milhares de trabalhadores foram às ruas, provocando, assim, uma grande greve nacional. Dias após esse marco histórico, ocorreram novos conflitos entre trabalhadores e policiais, causando a morte de alguns manifestantes e dezenas de feridos. Criou-se, portanto, em memória desses trabalhadores que perderam a vida exercendo a cidadania, o Dia Mundial do Trabalho, a ser comemorado em 1º de maio.
     Em 1940, o então presidente Getúlio Vargas, também no dia 1º de maio, instituiu o salário mínimo para o trabalhador brasileiro - este, por sua vez, deveria suprir as necessidades básicas de uma família: moradia, saúde, alimentação, educação, vestuário e lazer. E, no ano seguinte foi criada a Justiça do Trabalho, com o objetivo de garantir os direitos do trabalhador. Esses relatos históricos retratam de forma concisa as lutas e conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
     Os tempos são outras, mas as reivindicações são as mesmas. É o trabalhador brasileiro que sustenta os corruptos e corruptores, através dos impostos pagos. Os cidadãos e cidadãs do Brasil labutam dia e noite para pôr pão na mesa e alimentar sua família, enquanto seus direitos são contrariados, diante o quadro pífio da nossa economia. Mas, que direitos? As prerrogativas de uma vida digna? Como viver condignamente com o atual salário mínimo? Uma prática literalmente impossível.
     O trabalhador brasileiro não tem a seu alcance um sistema de saúde pública eficiente que possa atender suas necessidades, nem muito menos uma educação formal de qualidade a disposição de seus filhos. Já no setor de segurança pública, as pessoas de bem morem nas mãos da criminalidade pela falta de leis rígidas de combate ao crime. Esse é o quadro da sociedade brasileira atualmente. O que fazer para mudar essa situação caótica? As mudanças devem partir do povo em beneficio do próprio povo. Não é fácil modificar a cultura de inércia de uma gente. O caminho para este feito seria investir maciçamente na educação, com uma politica pedagógica voltada para a valorização da vida, melhores condições de trabalho e qualificação profissional.   
     O fato é que no Brasil o trabalhador conquistou direitos fundamentais, entretanto o desafio maior é fazer com que essas conquistas sejam postas em prática. Mas, o que esperar de uma sociedade inculta e inócua? Esse comportamento social atende as regras do jogo do poder vigente, alimenta a hipocrisia e sustenta o sistema politico medíocre, implantado no Brasil, que vem imperando desde sua colonização.
     O trabalhador brasileiro tem pela frente o desafio de fazer cumprir os direitos já conquistados. Entretanto, em um país que as leis só funcionam contra pobres, negros e prostitutas e, quem não tem dinheiro para gastar com bons advogados fica a revelia da lei, essa missão torna-se mais árdua. Segundo Karl Marx, a relação capital, trabalho e alienação promovem a coisificação do mundo, tornando-o objetivo, sendo que suas regras devem ser seguidas passivamente pelos seus componentes. Cabe ao trabalhador transformar suas concepções em novas realidades, convertendo conceitos e aprimorando paradigmas sociais.


Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados