COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

IFCE: uma conquista de Jaguaruana

Carlos Eugênio

22/04/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O maior legado que uma gestão pública poderá deixar para a sociedade é a garantia de um futuro promissor. Propiciar oportunidades para todos é uma demonstração de respeito à vida. Partindo desse princípio, a educação formal – dos primeiros passos da criança na escola, ao acesso dos jovens a um ensino universitário – deve ser a principal preocupação de um gestor que tenha compromisso socioeconômico com sua gente. 

A prefeita de Jaguaruana, Ana Teresa (PT), demonstrou muito mais que isso. Acima de tudo acreditou num sonho: contribuir significativamente com o desenvolvimento de seu município. Entretanto, a concretização desse desejo foi além, pois quem aposta em educação transforma vidas e dissemina valores.  É no fortalecimento da educação formal que se constrói o amanhã. O porvir de uma sociedade advém de ações tomadas no presente, para a construção de um futuro próspero. E foi exatamente o que ocorreu.

O trabalho árduo, que levou Jaguaruana a conquistar o IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará – ficou a cargo da prefeita Ana Teresa, do secretário de educação Afraudizio Soares e demais colaboradores. Todavia, a vitória é do povo. O filho de um agricultor que, por ventura, estava sentenciado, a concluir o ensino médio – e pela falta de oportunidades – permanecer no tão sofrido trabalho do campo, terá a chance de profissionalizar-se e concluir um curso acadêmico em sua cidade. Oportunidades estas que se estenderão aos filhos e netos dos mais humildes tecelões desse município.

Jaguaruana não poderá mais ser conceituada, apenas, como a terra da rede. Seu perfil vai muito mais além. Depois dessa conquista, Jaguaruana caminha de encontro a novos horizontes. Esse título, que tanto orgulha seus habitantes, cederá espaço para demais conceptualizações. Um feito histórico que suscitará a chegada da industrialização. Quando um município fomenta mão de obra especializada, fica na mira dos industriais, com a perspectiva de novos investimentos. Esse será, certamente, o porvir de Jaguaruana, com a conquista do IFCE.

Uma terra de um povo tão hospitaleiro, de uma gente que não mede esforços para contribuir com o crescimento de seu município, de cidadãos e cidadãs que constroem o amanhã, com a força do trabalho e o suor do resto. Essas pessoas estão de parabéns. Pode comemorar Jaguaruana! A prefeita Ana Teresa e o secretário Afraudizio Soares marcam o futuro de seus munícipes, sentenciando-lhes ao sucesso.  

Afinal, educação é vida. Para o norte-americano, intelectual e professor de filosofia John Dewey: “A educação é um processo social, é o desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” Mesmo a mais pessimista das criaturas, que não acredite no IFCE como a redenção de Jaguaruana, mas certamente há de reconhecer que foi um passo imprescindível ao encontro de novas realidades. No futuro, os historiadores da cultura desse município escreverão enternecidos e agradecidos, ao depararem com esse feito que trará, sem dúvida alguma, um raiar do dia inovador, para cada filho dessa terra. Parabéns Jaguaruana!  

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados