Previsão do Tempo

RUSSAS

33ºC

COLUNISTAS / HIDER ALBUQUERQUE

A Banca do Zé

Óticas Diniz

Hider Albuquerque

12/03/2014

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Caso alguém pergunte aos russanos quem é o senhor José Gondim Maciel, pouquíssimas pessoas saberão identifica-lo. No entanto, se perguntarem pelo Zé da Banca, será poucas as pessoas que não conheçam tão ilustre personagem da história russana. O senhor Zé da Banca iniciou suas atividades em sua “banca de revistas” no ano de 1971 na Praça Monsenhor João Luís, e desde então vem fazendo parte da paisagem do centro da cidade.

Todas as tardes, quando a banca ainda era do lado da coluna da hora, os amigos se reuniam para bater papo na sombra dos pés de acácia que ladeavam a dita banca. O Zé da Banca também era responsável por ligar e desligar a televisão pública que ficava onde hoje tem um caixa eletrônico. Também era ponto de reunião, e de memória pessoal, lembro que muita gente assistia programas, principalmente jogos, transmitidos precariamente pela velha televisão à válvula. Recebeu essa incumbência do então prefeito da época Dr. José Martins de Santiago (1971/75 – 1978/82.

A Banca do Zé ou o Zé da Banca são indissociáveis, e ambos prestaram um dos poucos serviços que temos acesso, ainda hoje, no nosso município, uma livraria. A banca era sortida, ia desde o chiclete ploc ao Almanaque Abril... fascículos da enciclopédia Larouse, a figurinhas dos álbuns de futebol. Era um irradiador da leitura em nosso município e por muitos anos o único a abastecer a cidade com informações várias.

Esse texto/memória é uma homenagem singela, sem pretensões outras, a não ser a de registrar aqui o nascimento, o funcionamento e infelizmente também, o seu fechamento ocorrido no último fevereiro deste 2014. Encerrou suas atividades que há tantos anos fez parte da nossa referência, do nosso costume, da nossa paisagem urbana. Agora, exerce apenas sua profissão de taxista da cidade, onde já trabalha há muitos anos.



Hider Albuquerque

Professor especialista em ensino de História; Historiador Pesquisador; Escritor; membro da diretoria da Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Compositor e ligado ao movimento Cultural de Russas Fez parte do Grupo Teatral Arco-Iris; membro fundador da OFICARTE Teatro e Cia; Professor na EEM - Escola Manuel Matoso Filho; Blogueiro.

Hider Albuquerque

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados