COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

EDUCAÇÃO - ESCÁRNIO

Hildeberto Aquino

11//2/28/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

        Às vezes, muitas vezes, questiono-me sobre a conveniência da manutenção do nosso atual Congresso ainda que ciente de que apenas compô-lo é o que nos compete, embora ainda não tenhamos alcançado um nível de conscientização para fazê-lo com competência. Um Poder Legislativo consciencioso é imprescindível à democracia, contudo, como o nosso tem se comportado torna-se pernicioso, dispensável, sem serventia que não a si próprio - em especial quando se concedem aumentos salariais elevadíssimos e desconformes e ao trabalhador impõem, pior que em troca de favorecimentos, um salário mínimo miserável.

       Observamos que nos últimos tempos tem sido de onde procedem os piores exemplos para a nossa sociedade, decorrentes de sucessivos escândalos, maior parte sob a indulgência da própria Justiça a quem caberia coibir exemplarmente, mas que em muitos casos limpa as “fichas sujas” de muitos desses parlamentares. Resta à população tão somente a indignação e indagação, e com justeza: “Somente a eles cabe as benesses pelos desmandos que causam? E se eles assim procedem e seguem impunes, por que não temos as mesmas prerrogativas?”

       A recente indicação do nosso querido HUMORISTA e que também deputado Tiririca como titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, quando esse até para assumir teve que ser submetido a um teste para provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto, denota o quanto de incúria, falta de apreço e até de respeito pelos que passaram uma vida dedicada aos estudos, muitos dos quais portadores de currículos exemplares, mas que hoje são preteridos. Um acinte! Não se questiona o Tiririca pessoa, que o reconhecemos da melhor índole, preferível até a muitos que têm assento naquela Casa, mas sim o que o deputado tem para oferecer nessa área tão nobre e que, com certeza, não é a da sua predileção e especialidade, quanto mais que estamos na iminência de providências importantíssimas para a Educação: O Plano Nacional de Educação; a reforma do ensino superior; a Lei de Responsabilidade Educacional etc. Subtende-se que para essas discursões competiria a escolha de exímios conhecedores da área e com larga vivência com os temas que tratarão, para que enfim pudéssemos sair desse caos consentido que tem se demonstrado a nossa educação em todos os níveis – do básico ao universitário.

       Oxalá que nos enganemos e o nosso, antes de tudo, Tiririca, demonstre-se mais sensível às mudanças imprescindíveis nessa área crucial para o futuro do nosso povo, já que os governantes não o fazem. Que parem todos para uma reflexão profunda e responsável e, como umas das providências indispensáveis comecem, por exemplo, a enxugar a grade curricular replena de entulhos, verdadeiros lixos que só obstaculizam o aprendizado. Cerca de 50% é perfeitamente descartável sem prejuízo de uma educação de qualidade. Enquanto isso os nossos alunos entram e saem sem saber ler, escrevendo pessimamente e, quando conseguem, não sabem o que leram ou escreveram. Pior é que são promovidos, o que é um contrassenso!

       Mas este é o país do futebol e carnaval onde empreguei (e como eu milhões) mais de 20 anos de dedicação ao meu ainda incipiente aprimoramento intelectual e continuo a assistir a decadência da educação claramente evidenciada nos diversos mecanismos de aferição, inclusive governamental, o que me parece uma ação proposital, consentida. Alguém lucra com isso! Salve Tiririca! E que salve a Educação!


(Visitem o Blog: http://hildebertoaquino.blogspot.com/)

J. Hildeberto J. de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br


"Devemos preferir o som das vozes críticas da imprensa livre ao silêncio das ditaduras."
(Dilma Roussef)

"Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo. "
(J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO)

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados