COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Enfim é Natal!

Hildeberto Aquino

23/12/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Natal, data religiosa, cristã apenas, mas dita até de origem pagã por alguns, e que 25 de dezembro, seguindo o calendário gregoriano, foi estipulada pelos cristãos ocidentais desde o século IV e, a partir do século V, pela Igreja católica oriental, ambas com o mesmo fim: comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Há outras datas para a mesma celebração como 7 de janeiro, convencionada pela Igreja Ortodoxa seguindo o calendário Juliano. Pouco importa as divergências entre elas já que o propósito é o mesmo e são datas simbolicamente bonitas, que sugerem a renovação do mundo e o revigoramento de valores, o renascer, harmonia, amor, paz, confraternização entre os homens. Homens que ditos à semelhança de um Deus, mas que parecemos, como assim demonstramos, alheios e distanciados de tudo, menos do consumo, e esta ocasião é uma das mais propícias a esse fim que por vezes não tão bem controlado, excessivo até. Datas em que também se verificam descomedimentos outros que não condizem com o que deveria se praticar em confraternização, mesmo para os que não creem. Muitos natais (e as estatísticas policiais assim demonstram) são mais violentos que o próprio carnaval, dito uma festa pagã e até do demônio... Por que isto ocorre? Isso evidencia que a espécie humana, mesmo em ocasiões especiais como esta e quando deveríamos não só aparentemente externar os nossos melhores sentimentos como solidariedade, amizade, amor ao próximo passou também a ser extrema e displicentemente descuidada, violenta, o que não nos permite diferenciar o que realmente somos e praticamos do que dissimulamos.
Qual o legado positivo, edificante que pretendemos passar a esta geração e às que nos sucedem se até em ocasiões especiais demonstramos não saber interpretar a sua real mensagem e, por isso, não conseguimos controlar instintos mais animalescos que demonstram persistir em cada um de nós? Por que é tão difícil controlar nossos impulsos, relevar, perdoar, amar o próximo como a nós mesmos, por em prática todos os bons ensinamentos, de quaisquer das religiões, mesmo que não acreditemos na fé que professem? Ainda há tempo para repensar e amoldar nossos sentimentos e posicionamentos..., comecemos deste Natal!
A todos um Natal NATAL!!!

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados