COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

O clamor das massas

Carlos Eugênio

20/12/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Do ponto de vista do direito constitucional contemporâneo, o “povo” é o conjunto dos cidadãos e cidadãs de um país. Cada povo é responsável pela construção de sua própria história. As linhas tracejadas, que registram o passado e disseminam as premissas de um futuro promissor, provem da capacidade de indignação das pessoas. Indignar-se com as injustiças sociais é um exemplo da plena cidadania. Quem perdeu essa sensibilidade, precisa rever seus conceitos e aprimorar valores. A mensagem repassada às autoridades brasileiras, em cada grito das pessoas nas manifestações que invadiram as ruas, não pode cair no túnel do esquecimento. A população mostrou sua insatisfação com os desmandos administrativos das gestões públicas desse país.

Pensar que o Gigante adormeceu pode ser um equívoco. No ano vindouro, o Brasil poderá passar por situações ainda mais conflitantes. A população não vai aceitar, passivamente, os gastos exorbitantes nas construções dos estádios de futebol - em sua maioria superfaturados - enquanto sofre a falta de serviços básicos: segurança, saúde e educação de qualidade. Chega de tanta demagogia! Alguns políticos precisam aprender a respeitar seus representados. Não se engana uma população a vida inteira, há um momento em que a máscara cai, e a verdadeira face surge desprovida da desfaçatez.    

Atitude de extrema violência é inadmissível - refiro-me aos conflitos entre policiais e manifestantes -, mas não se pode negar que essas lamentáveis cenas de vandalismo, representam a falência das instituições públicas do Brasil. Um povo precisa se espelhar em seus representantes. Mas, que representantes? Os que promoveram o mensalão e, mesmo condenados pela justiça, ainda galgam um mandato, pousando de bons moços? A situação é de ampla e restrita mediocridade. O que esperar dessa gente corrupta que entra na politica para tirar proveito próprio? O que exigir de uma nação inculta, que tem como prioridade de vida carnaval e futebol?

Mas não se pode perder a esperança em uma gente que ocupou praças e avenidas, exigindo a garantia de seus direitos. A classe trabalhadora, privada de direitos essenciais à dignidade humana, encontra-se a deriva, vagando pelos becos da incompetência da gestão pública. Foi esse povo que engrossou a voz e clamou sua insatisfação. O ano de 2013 ficou marcado pela marcha popular. Que o período natalino e, a confraternização de um ano vindouro, seja também um momento de reflexão sobre o papel social de cada cidadão e cidadã, na construção de um país mais justo.

O ano de 2014 chega com um sentimento de renovação. O clamor das massas, provavelmente não irá calar-se, perante as intempéries de um sistema administrativo falido, em que a vida fica em terceiro plano, a exemplo das arenas construídas em proveito da classe privilegiada. As pessoas de baixo poder aquisitivo, não disfrutarão desses jogos nos estádios. Afinal, essas arenas não foram feitas para a plebe. A copa beneficia, apenas, uma meia dúzia de empreiteiros e, será palco de eventos esportivos para os poderosos. A classe ralé será mantida a metros de distância do evento, à custa da lei do cacete e spray pimenta. Entretanto, se a seleção brasileira vencer a copa, tudo acabará em carnaval, e o clamor das massas se renderá ao grito dos “vencedores”. 


Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados