Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

De quantos Mandelas precisamos?

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

16/12/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Existem seres humanos que são predestinados, iluminados, exemplos a serem cultuados, mas que custamos reconhecê-los ou nunca o fazemos, por mais que o seu legado seja exemplar, edificante para a humanidade.

Nelson Mandela, Nobel da Paz, após 27 anos recluso nos quais em uma cela com apenas 2,5 X 2,1 e apenas uma janela de 30 cm, sem banheiro, na Ilha Robben, talvez o mais terrível dos presídios da história, longe de todos já que raras eram as visitas permitidas, mas mantendo vivo o seu ideal é um dos melhores e dos mais gratificantes exemplos a ser analisado, reconhecido e imitado. Não que tenha sido um santo, de modo algum. Ele na sua simplicidade foi o arquétipo do líder político, um carismático estadista revolucionário que teve o equilíbrio de não ser revanchista.  Dizer dos ideais, das lutas, das conquista, até dos erros seria recorrência. A imprensa do mundo todo se encarrega de divulgar e nos trazer a sua mais dignificante mensagem. O que de mais gratificante nos legou foi a demonstração de que é possível sim!, e quais forem as circunstâncias e obstáculos nenhum é intransponível, e um ideal, um sonho nunca é inalcançável e ele conseguiu seu intento e de forma tolerante,  pacificadora!

A nós brasileiros e ao mundo resta-nos parar, refletir, reconhecer, aprender e por em prática a lição de perseverança, de luta, de humanidade, de vida que nos foi graciosamente oferecida e por um homem simples e despojado de bens que não valores éticos e humanitários. Precisamos de alguns Mandelas para melhorar este mundo de egoísmo e desigualdades que pretendemos legar a atual e novas gerações!

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados