Previsão do Tempo

RUSSAS

25ºC

COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Preconceito racial

Óticas Diniz

Carlos Eugênio

12/11/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O Brasil é um país que tem suas raízesfincadas na miscigenação étnica. Cada brasileiro, independente da cor, raça ou etnia, tem sague africano correndo nas veias. A história mostra o quanto o trabalho escravo, contribuiu para o enriquecimento da elite brasileira - uma classe de aristocrata hipócrita, que enriqueceu a custa da lei do chicote e da opressão. Entretanto, a contribuição dos africanos não se limita a fatores econômicos, vai muito mais além. Herdamos valiosas tradições cultuais, advindas de uma gentetraficada nos porões dos navios negreiros. Uma divida que a atual geração não pode pagar. Mas, reconhecer esse legado cultural, é uma forma de reverenciar nossa essência.

Dia Nacional da Consciência Negra!Essa data, festejada em 20 de novembro, deve levar a sociedade a refletir suas ações no mundo moderno. A morte do Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, não pode ter ocorrido em vão. Esse quilombo, situado na Serra da Barriga, foi o refugio dos escravos fugitivos das senzalas, que chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes.O Zumbi,líder dessa gente que fugia da tirania dos “senhores de escravos” - depois de morto -teve a cabeça cortada, salgada e levada ao então governador de Pernambuco, Melo e Castro.

O dia da Consciência Negra não é somente uma forma de relembrar o sofrimento dos negros, ao longo da história. Mas uma maneira de repensar atitudes preconceituosas, promovidas pela sociedade moderna. A luta contra o preconceito racial, não cessou com a abolição dos escravos. Ela se estende do Brasil Colônia, aos dias atuais. Não podemos aceitar a atribuição de inferioridade das pessoas,pela diferença da melanina. A cor da pele não pode ser um referencial, para rotular um ser humano, de forma pejorativa. Sua dignidade está na capacidade de amar o semelhante. 

A forma que o governo encontrou de saldar uma divida social histórica - com os descendentes africanos - foi à implantação de politicas afirmativas, como as cotas para negros nas universidades públicas. Entretanto, precisa-se mergulhar no âmago de ser humano, para entender que o preconceito é uma deformação da alma.Mas, as atitudes de um povo também se mudam através da conscientização. Quando uma gente é levada a refletir suas ações, como um ser sociável,mudam-se conceitos, regeneram-se virtudes.    

A visão de uma sociedade não se modifica,apenas, com ações politicas.É necessário tocar o dedo na ferida. Embora algumas ações, que venham fomentar a igualdade social, sejam de fundamental importância, temos também que renovar a almae, desarmar o espirito.Ampliar a visão, se reconhecer como uma criação divina, gerada do mesmo pó, ajudar a compreender que as diferenças precisam ser respeitadas. 

A sociedade contemporânea não pode mais se deixa enveredar por pensamentos preconceituosos. Essa herança maldita, que mancha a história da humanidade, precisa ser vista como uma atitude irracional. As pessoas carecem submergirno que elas têm de mais intimo, para renovar suas concepções de vida.A arte de mar se aprende no berço. “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, pode ser ensinado a amar” (Nelson Mandela).


Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados