Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

COLUNISTAS / HIDER ALBUQUERQUE

As ruas antigas da cidade

Óticas Diniz

Hider Albuquerque

05/11/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

As definições da geografia das ruas da cidade de Russas tiveram início a partir da construção da igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. A partir de então, foram se desenvolvendo e desenhando como seriam as nossas vias, as vias que hoje passamos sem ao menos lembrar, que por muitas ruas foram se construindo a história da nossa cidade.

A primeira referência que temos sobre as ruas do município de Russas, é logo após a sua elevação a Vila em 1801. Na época só havia duas ruas: A Rua do Nascente e a Rua do Poente. Atualmente seriam as Av. Dom Lino e a rua Pe. Zacarias Ramalho, que ladeavam a Igreja Matriz.

 Também é desse período a Rua da Graça, que localizava-se onde hoje está a igreja de São Sebastião. Depois de alguns anos, todo o trecho envolta da Matriz passou a se chamar Rua do Rosário.

Um acontecimento bastante curioso ocorreu no ano de 1860 quando um grupo de comerciantes, liderados pelo Coronel Custódio Ribeiro Guimarães, elaboraram um projeto para construir casas na atual Av. Dom Lino, compreendo o trecho atrás da Matriz, em direção ao colégio Estadual Governador Flávio Marcílio.

Os moradores da atual rua Dr. José Ramalho foram à Câmara Municipal pedir a proibição das construções, alegando que seus imóveis se desvalorizariam, já que a frente de suas casas ficaria nos fundos das casas há serem construídas.

A Câmara e o Conselho paroquial deram ganho de causa aos moradores da rua Dr. José Ramalho, e autorizou a construção da nova vila de casa na mesma rua da Casa da Ribeira (mercado velho), que passou a se chamar “Rua de Trás”, “Rua do Comércio” e hoje, rua Pe. Raul Vieira.


Hider Albuquerque

Professor especialista em ensino de História; Historiador Pesquisador; Escritor; membro da diretoria da Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Compositor e ligado ao movimento Cultural de Russas Fez parte do Grupo Teatral Arco-Iris; membro fundador da OFICARTE Teatro e Cia; Professor na EEM - Escola Manuel Matoso Filho; Blogueiro.

Hider Albuquerque

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados