Previsão do Tempo

RUSSAS

25ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

O Enigma Petrobrás

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

29/10/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

“O Petróleo é nosso!” Essa frase proferida pelo então presidente Getúlio Vargas quando da descoberta de petróleo na Bahia dizem é de autoria de Otacílio Rainho, então professor e diretor do Colégio Vasco da Gama no Rio de Janeiro. Eis que o ex-presidente Lula, em 2006, sem constrangimento e em um oportunismo politiqueiro-demagógico que lhe é peculiar, repete o gesto de Getúlio e molha as mãos no petróleo jorrado na plataforma P-50 na bacia de Campos (RJ), comemorando a suposta “autossuficiência” brasileira na produção de petróleo, via Petrobrás. O Brasil seria independente... Inverdade, mais uma!

Sem entrar em detalhes técnicos específicos, e apenas para que o público alcance a realidade, a verdade é que a Petrobrás continua importando petróleo (hoje cerca de 20%) e a tendência, em função do crescimento da demanda, é que seja cada vez mais e a cada ano enquanto nós - explorados consumidores - pagamos os combustíveis mais caros do mundo. Não bastasse, promovem um “leilão” por demais questionado do campo de Libra para abrir a concessão de exploração ao setor privado, por 30 anos, a quem pagasse mais. E disso se valem politicamente – agora a presidente Dilma Rousseff que em cadeia televisiva alardeia o fato e foi enfática em afirmar que não se trata de uma privatização... (Se a nossa estatal tem apenas 40% de participação enquanto os 60% está em mãos de um consórcio de empresas particulares que venceram (pagaram o mínimo) o leilão de concessão, isto é ou não privatizar?). E, no mesmo estilo Lula, comenta sobre cifras fabulosas que se destinarão à Educação etc. Promessas, promessas e só promessas nunca ou minimamente concretizadas.

A realidade é que a Petrobrás está em situação difícil, acumula perdas (o lucro do último terceiro trimestre caiu 45%), cresce apenas cerca de 2% ao ano, suas ações sofrem quedas significativas e ainda assim assume o compromisso de pagar cerca de R$. 6 bilhões de bônus por conta do acordo. Nota: (Lembram-se do empenho do governo para que os trabalhadores usassem o FGTS para compra de ações da Petrobrás? Será que mais uma vez pagaremos a conta?) Ademais, eis que a presidente da estatal vem de público desmentir que esse valor não será pago com o aumento da gasolina que já se comenta ficará em 7 a 10%, até dezembro/2013. Note-se que só ao se cogitar sobre mais um aumento dos combustíveis, os preços das mercadorias já disparam e o consumidor, em especial os aposentados e os que recebem salário mínimo que ficará reajustado cerca de apenas 6% em janeiro/2014, já percebem o efeito posto que arcarão com os prejuízos. Assistimos a mais um dos enigmas desse governo de promissões irrealizadas.

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados