Previsão do Tempo

RUSSAS

35ºC

COLUNISTAS / HIDER ALBUQUERQUE

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Russas

Óticas Diniz

Hider Albuquerque

07/10/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A Festa da Padroeira tem uma tradição de mais de 300 anos. Até o ano de 1925 era realizada no dia 06 de janeiro, indo até o dia 20, dia em que se comemora São Sebastião. Atualmente é comemorada no dia 07 de outubro. É uma das festas tradicionais mais importantes da cidade de Russas.

A Paróquia de Russas é a mais antiga do Vale do Jaguaribe. Sua instalação se dá através do desmembramento da Paróquia de Aquiraz no ano de 1705. Assume a Freguesia o Pe. Jesuíta Antônio Araújo, que já vivia trabalhando nas Aldeias instaladas na Lagoa do Velho (São João) e Nossa Senhora das Montanhas (Morada Nova).

O Pe. Antônio Araújo assume o Curato de Russas, e no mesmo ano ergue a primitiva igreja de Nossa Senhora do Rosário em 1707, no espaço onde hoje se localiza o calçadão da Praça Monsenhor João Luís, próximo ao posto de táxi. Em 1735, além de Paróquia, passa também à condição de Julgado. Assim o Cura (atual Vigário) tanto assume o poder Espiritual, como o Temporal, passando a decidir questões de matéria jurídica como limites territoriais das concessões e os patrimônios da Coroa Portuguesa.

Também era o responsável pela prestação de contas dos tributos aplicados à Freguesia das Russas. A área de atuação da Freguesia de Nossa Senhora do Rosário das Russas era de 23.400 km², atualmente a cidade de Russas compreende uma área de 1.600 km². Dá para ter uma idéia da abrangência da Freguesia, tornando impossível o controle administrativo.
Depois do desmembramento da Vila de Pau dos Ferros, Quixeramobim e Aracati, durante o século XVIII, foi se enxugando a administração paroquial, tornando possível um maior investimento na cidade de Russas. Atestando esse seu Santuário Histórico, a Matriz de Russas é a única de toda a região que leva no frontispício da igreja, o símbolo da Companhia de Jesus, dos primeiros que aqui chegaram para aldear os indígenas.

Hider Albuquerque

Professor especialista em ensino de História; Historiador Pesquisador; Escritor; membro da diretoria da Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Compositor e ligado ao movimento Cultural de Russas Fez parte do Grupo Teatral Arco-Iris; membro fundador da OFICARTE Teatro e Cia; Professor na EEM - Escola Manuel Matoso Filho; Blogueiro.

Hider Albuquerque

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados