Previsão do Tempo

RUSSAS

25ºC

COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Vergonha nacional

Óticas Diniz

Carlos Eugênio

23/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Afinal, aqueles que se intitulam “representantes” do povo, estãoa serviço de quem?Por certo não estão em benefício da sociedade brasileira.Caso contrário, não teriam assumido o papel de advogado do diabo, no processo de cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon(sem partido - RO).Já que alguns deputados assumiram essa postura, por que então não mostram a cara? A população precisa saber, para separar o joio do trigo. Entretanto,agiram como ratos de esgoto na calada da noite, beneficiados pela prerrogativa do voto secreto.

O povo tem direito de acompanhar as ações das “autoridades” que, através do voto direto, foram designadas a representar a vontade popular. Mas, quando os interesses exclusos se defrontam com os anseiossociais, assim como os camundongos, que mergulham nas águas fétidas, muitos políticos trilham os subterfúgios labirintos do fétido sistema político brasileiro, com o propósito de ludibriar a ingenuidade do povo.

Assegurar o mandato de um politico, apesar de uma condenação de 13 anos em regime fechado - pelo Supremo Tribunal de Justiça (STF) - por formação de quadrilha e peculato é uma vergonha nacional.Os que agiram dessa forma sãodo mesmo estipe, do deputado presidiário, portanto, estavam em defesa de causas próprias.

E o povo brasileiro? Ogigante adormeceu, novamente,em berço esplêndido. Será a prova que teus filhos fogem à luta? Esta terra não é tão amada, nem tampouco tua pátria adorada, como se anunciam em versos e prosas?Certas atitudes matam a confiança de um povo. A esperança do brasileiro não pode ser vencida pela hipocrisia de políticos medíocres. Uma gente sem perspectiva é um povo sem alma.

O Brasil de sonho intenso e raios vividos, pregado no Hino Nacional -que tanto exalta a bravura de seu povo- precisa resgatar a confiança num porvir promissor para seus patriotas. A sociedade pode mostrar amor a sua pátria, erguendo o véu que impede alcançar uma concepção crítica das questões de prioridades básicas, que impendem o desenvolvimento do país.Resgatar o amor do brasileiro pela sua pátria é trazer de volta quimeras adormecidas nas frustações de uma vida melhor através da igualdade social.

A Câmara tem a obrigação política e social, de rever essa questão que envergonha o país. Já somos conhecidos mundialmente por ser uma terra que o crime compensa. Mas não é preciso ratificar esse rotulo. Ainda é possível mudar o rumo dessa história.  A população que foiàs ruas reivindicar o fim da corrupção, precisa também rever suas escolhas políticas. Chegou a hora de o povo brasileiro amadurecer politicamente. Ou será que vai passar mais um século, sofrendo nas mãos dos detentores do poder, em consequências de suas escolhas erradas? Essa geração pode escrever uma história diferente e deixar uma herança cultural sustentada nos princípios éticos.

A palavra de ordem é reciclar. Vencer o medo, sair do estado de inoperância e pensar o Brasil como um país insigne, exuberante. Reciclar os próprios conceitos de mundo, para modificar o meio. Somente vamos ser um país justo, quando cada um disseminar a semente da justiça. E, são nas pequenas ações que se conseguem grades vitórias. Aceitar que o país seja desrespeitado por uma meia dúzia de congressistas, que não têm apreço por sua gente, é concordar com a rotulação de um povo corrupto. Todavia, o brasileiro reflete no olhar, as características de um povo digno. Em nome dessa peculiaridade, as autoridades precisam reverter esse quadro que se tornou uma vergonha nacional.  

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados