Previsão do Tempo

RUSSAS

23ºC

COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Ávido por livros

Óticas Diniz

Carlos Eugênio

13/09/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O livro é um portal aberto a dimensões inimagináveis. Criar meios para uma criança tornar-se ávida por livros é um papel da escola, mas,essencialmente, um dever da família. Entretanto, o que esperar de um país que não valoriza seus escritores? A mídia abre espaço para diversas futilidades, todavia, aqueles que se aventuram na arte de dá voz à alma, através das palavras, sobrevivem de sonhos e utopias. É verdade quea arte se manifesta, nas ações humanas, das mais diversas formas. A escrita é apenas, mais uma porta aberta auma viagem ao mundo inanimado de realidades e fantasias.Entretanto, a construção de um país mais justo passa pelas mãos de seus escritores. Os artistas das letras conseguem erguer a multidão do marasmo e da comodidade. 

 

O que esperar de um país que não prima pelas manifestações da alma? A dissipação da família e a rejeição de sua maior herança cultural. O livro sempre ocupou um espaço empoeirado nas prateleiras das bibliotecas, como artigo fora de uso, pouco popularizado nos meios sociais. Um produto usado por românticos desvairados e intelectuais que buscam ocupar o tempo ocioso. Mas, o livro tem uma função nobre:abrir horizontes e transformar vidas.

 

Quando me refiroa livro -nessa Era contemporânea- procuro englobartodo espaço destinadoàleitura:Jornais, revistas, sites, entreoutras ferramentas tecnológicas que promovem as mais diversificadas formas de expressão literária. Afinal, um país que finca suas raízes na literatura, cria bases solidase um povo consciente. Por que os gestores não estimulam os jovens a tornarem-se ávidos por livros? Certamente por temer um povo cônscio de suas obrigações e de seu poder de transformar o mundo.

 

O Brasil precisa pôr em prática projetos que venham promover a inserção de novos escritores no mercado. As secretarias de cultura, das três esferas federativas, podem muito bem atender essa função. Promover curso de aperfeiçoamento literário, palestras direcionadas ao tema, edições de livros a custos acessíveis direcionadas a novos autores, concursos literários que despertemnos jovens o prazer da leitura e escrita, são penas algumas atitudes que poderiam mudar o quadro de inércia cultural, vivido atualmente.

 

Uma pesquisa encomendada pela Fundação Pró-Livros, realizada em 2012, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), revela a queda do número de leitores no país - de 95,6 milhões registrado em 2007 para 82,2 milhões com os dados de 2011. O índice apresenta uma redução de 9,1% de leitores,ao mesmo tempo em que a população cresceu 2,9% no mesmo período.Foram entrevistadas 5.012 pessoas em 315 municípios brasileiros, entre 11 de junho e 03 de julho de 2011.

 

Quem é ávido por livros sensibiliza-se, ao lê um trecho em que o autor põe à prova a susceptibilidade do leitor e, interage com o texto como parte viva da história. É nesse momento que se tem a nítida percepção da diferença entre o ser humano e a máquina. Precisamos tornar nossos jovens ávidos por livros. A família tem uma função preponderante nesse processo. Os pais podem inserir, já nos primeiros anos de vida da criança,o hábito de leitura, tomando a iniciativa de leem contos, poemas e crônicas direcionadas a faixa etária de cada jovem.Dessa forma estará ajudando a construir uma pátria de pessoas livres e verdadeiras, libertas das amarras do poder e da opressão.

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados