Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

COLUNISTAS / HIDER ALBUQUERQUE

Horácio Matoso: Vivências, Histórias e Comunicação

Óticas Diniz

Hider Albuquerque

21/08/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Cearense de Russas, onde nasceu no dia 19 de setembro de 1933, filho do casal Francisco Horácio de Lima e Elvira Matoso. Foi alfabetizado pelos professores: Da. Chiquinha, Chico Vieira, e depois estudou no Ateneu São Bernardo, Escola Comercial Jaguaribana, depois Ginásio Jaguaribano, transformado em Colégio Estadual, e posteriormente na Escola Técnica de Comércio.No tempo de estudante, filiado ao Centro Estudantil Russano, sob nº. 535, tendo sido candidato a presidente.

Ainda no tempo de estudante, foi locutor dos Serviços de Alto-falantes, RAINHA DO JAGUARIBE, pertencente à Paróquia. Foi comerciário, prestando seus serviços na firma de Manuel Matoso, Usina Felix & Matoso, Matoso & Simões Ltda. Em setembro de 1952 passou a trabalhar como Escrevente compromissado do Cartório do 2o. Ofício.
No dia 12 de maio de 1966, foi nomeado Correspondente da “Gazeta de Notícias” em Russas, tendo enviado para publicação várias notícias, inclusive promovendo o concurso RAINHA DO ESTUDANTE, com uma venda diária de 100 exemplares.

A festa de coroação foi realizada na AAR, com a presença de autoridades e representantes da Gazeta. Passou a escrever,como correspondente para os jornais Unitário e Correio do Ceará. Foi escolhido entre os “DEZMELHORES CORRESPONDENTES” pelos “Diários Associados” recebendo o prêmio das mãos do então Governador César Cals, por ocasião do VII Congresso de Jornalistas do Interior, realizado em Sobral, nos dias 3a 6de julho de 1973. Participou de todos os Congressos da ACEJI, inclusive recepcionando em Russas, os participantes do Congresso de Limoeiro do Norte. Possui Diploma do Curso de Jornalismo, promovido pela ACEJI, no período de 22 a 24.07.82, em Maranguape (CE).
Filiado a Associação Cearense de Imprensa(ACI)e a Associação Cearense de Jornalistas do Interior(ACEJI),onde exerceu diversos cargos na diretoria.

Fundador e Editor do jornal “Correio de Russas” (2a. fase em 30-04-68). O “CR” foi fundado por Manuel Matoso Filho, em 26 de outubro de 1941 , quando exercia o cargo de Interventor do Município. No dia 9 de outubro de 1976, o Redator do CR, foi à cidade de Maringá (PR), para receber das mãos do jornalista Urbano Cordeiro, Presidente da “UCAPE”, o diploma com os seguintes dizeres: “A Comissão de Seleção da “UCAPE” em colaboração com a Tribuna do Interior, confere o presente DIPLOMA- DESTAQUE NACIONAL- AO “jornal‘ CORREIO DE RUSSAS”, município de Russas, Estado do Ceará, pela sua atuaçãona defesa dos mais nobres e elevados interesses comunitários, patriótica missão de autêntico “Sentinela da Comunidade ”de sua cidade – “Pátria Chica “- um dos Dez  Melhores do ano de 1976. São Paulo, 09 de outubro de 1976(a) Urbano Cordeiro Presidente.

Faz parte da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE); Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Academia Aracatiense de Letras (ALA); Membro da COOPECULTURA. É o autor do Livro “Coisas e Loisas”, uma coletânea de crônicas relatando fatos vividos durante sua infância/juventude. Outro livro está em elaboração “Rendição do Tempo”.

Sócio fundador do Rotary Clube de Russas, (1968), tendo participado de todas as reuniões, inclusive dando publicidade através da imprensa de nossa Capital. Foi Presidente do Conselho Diretor, de 1o, de julho de 1969/70; de 1º de julho de 1976/77; de 1º de julho de 1981/82. Representou o Rotary em diversos eventos, inclusive na Convenção Internacional de 1982, realizada em São Paulo. Continua filiado ao Rotary Club de Russas.

Hider Albuquerque

Professor especialista em ensino de História; Historiador Pesquisador; Escritor; membro da diretoria da Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Compositor e ligado ao movimento Cultural de Russas Fez parte do Grupo Teatral Arco-Iris; membro fundador da OFICARTE Teatro e Cia; Professor na EEM - Escola Manuel Matoso Filho; Blogueiro.

Hider Albuquerque

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados