Previsão do Tempo

RUSSAS

30ºC

COLUNISTAS / HIDER ALBUQUERQUE

Orquestra Euterpe Afonso Lima

Óticas Diniz

Hider Albuquerque

19/07/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Quando falamos que Russas é a terra dos músicos, não é uma inverdade, afinal são inúmeros os músicos, maestros e compositores da nossa terra que têm obras apreciadas em outros países ou mesmo aqueles que nunca gravaram e continuam por persistência do espírito na luta. Não tentarei postar nenhum nome para não ser injusto, pois certamente ultrapassaria o nosso espaço aqui.

 

Então, para homenagear a todos os músicos de Russas e do Vale do Jaguaribe, resolvi trazer à memória uma das primeiras Bandas de Música do nosso município, a “Orquestra Euterpe Afonso Lima”, embora no livro Capital e Santuário o Pe. Pedro de Alcântara registrou que nos pagamentos da Paróquia, os custos com os músicos e coral orfeônico, isso ainda na segunda metade do século XVIII.A Euterpe tem um papel fundamental não só para a música, mas como para acompanhar apresentações dramáticas, comemorações oficiais ou festejos da Igreja.

 

A citada Banda de Música teve seu início ainda no final do século XIX. No entanto somente em 1914 é oficialmente criada a Banda Euterpe São Bernardo, com instrumentos próprios. Na sua regência estava o senhor Afonso Lima, grande professor de Russas. Com sua morte em 1927, passou a ser denominada Euterpe Afonso Lima.

 

Apresentavam-se no coreto da praça, em desfiles, nas festas comemorativas e religiosas, assim como, no intervalo das exibições dos filmes no Cineteatro. A partir da década de 1950 passou a fazer parte dos quadros administrativos da Associação Atlética e Cultural de Russas.

 

Nesse período, seu presidente era o senhor Daltro Holanda e o Vigário era o padre Pedro de Alcântara. O Vigário entendendo que o senhor Daltro Holanda fazia parte da Maçonaria, resolveu proibir qualquer apresentação da Banda Euterpe Afonso Lima na cidade de Russas.

 

Com essa decisão, pouco a pouco, foi desaparecendo durante a década de sessenta. A título de registro transcrevo a formação inicial desta Orquestra desde 1914:Vicente Leite de Oliveira; José de Carvalho e Silva; Delfino Delmiro Bezerra; Custódio Primo Guimarães; Vicente de Carvalho e Silva; Luís de Carvalho e Silva; Manoel dos Santos Lima Sobrinho; Antônio Delmiro Bezerra; João de Carvalho e Silva; João Roque; Cláudio Silva; Bonifácio Nogueira; Pedro Delmiro Bezerra; Afonso Lima.[1]



[1] Rocha, Limério Moreira da. “Russas: 200 anos de emancipação política”. Graf. BNB – Fortaleza, 2001.

Hider Albuquerque

Professor especialista em ensino de História; Historiador Pesquisador; Escritor; membro da diretoria da Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Compositor e ligado ao movimento Cultural de Russas Fez parte do Grupo Teatral Arco-Iris; membro fundador da OFICARTE Teatro e Cia; Professor na EEM - Escola Manuel Matoso Filho; Blogueiro.

Hider Albuquerque

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados