Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Manifestações - O despertar?

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

18/06/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Dirão alguns: Mas só por apenas R$ 0,20 de acréscimo nas passagens se promovem manifestações populares da envergadura das realizadas em São Paulo? Em que pareça insignificante, esse valor representa um acréscimo de 6,67%, que, comparativamente, é muito maior do que o dado de reajuste (apenas reposição e que ainda assim menor do que a inflação) aos aposentados. Isto sem considerar a inflação que crescente, embora “contida” - segundo a irreal lógica da Presidente Dilma Rousseff.

 

O que realmente está por trás dessas manifestações que não alcançamos e que alguns insistem em encobrir? Percebamos que até jornalistas foram flagrados e apanhados pela própria imprensa em atitudes de agressividade e, por isso, detidos e espancados. O quê de verdade está por trás disso tudo? Certamente R$ 0,20 não é a razão maior. Politicagem? Não afirmamos, mas tem conotações. O que nos parece certo é que é apenas o início de um movimento de conscientização, de um basta!, a tantos desmandos da área governamental em todas as esferas – Federal, Estadual e Municipal.

 

Enquanto em São Paulo/Rio argumentam o aumento das passagens, em Fortaleza a luta é contra a violência. O Movimento “Fortaleza Apavorada”, ocorrido no dia 13 deste, reuniu milhares de pessoas em passeata. Basta frisar que até junho de 2013, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, ocorreram 1356 homicídios dolosos no estado do Ceará, dos quais 662, que correspondem a 48,82%, só em Fortaleza. Uma verdadeira guerra civil. Estranho é que, dia seguinte, não vimos publicada, em destaque merecido (apenas em notinhas de final de página) a manifestação ocorrida, isso em alguns dos jornais “on line” da capital. Por quê? A quem interessa não enfatizar e logo à Imprensa que reclama, com justiça, por “Liberdade de Expressão” e assim procede? Lamentável!

 

O fato é que a população, exaurida de tanto descuro governamental, começa a se manifestar, a esboçar reações como se fosse um grito de alerta de um movimento maior que desponta contra os abusos e incúria do Poder Público. Enquanto as autoridades, em todos os escalões, negligenciam nas áreas de sua competência; enquanto não se definem e protelam dentro das suas exclusivas conveniências e não da sociedade a quem deveriam priorizar e estar a serviço e assim dar um basta!, adotando medidas emergenciais, imprescindíveis, o povo toma coragem, reage publicamente, sem temor a repreensões das forças policiais e toda a sociedade indiretamente padece, mas desperta. Não falemos da apatia do Congresso Nacional a essas manifestações porque esse, já combalido e assim reconhecido até por alguns dos seus membros – os mais conscientes,  demonstra-se afastado do povo e ocupado somente a cuidar dos seus exclusivos interesses. Violência, Saúde, Educação, Aposentados, Transporte Público e problemas de Infraestrutura (rodovias e ferrovias etc.), são temas  secundários na visão indolente, quando não torpe, da maior parte desses que se dizem representantes do povo – Senadores e Deputados. Uma situação que nos deixa receoso. O que poderá decorrer desse contexto?

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados