Previsão do Tempo

RUSSAS

33ºC

COLUNISTAS / HIDER ALBUQUERQUE

Radio Progresso de Russas

Óticas Diniz

Hider Albuquerque

28/05/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A Rádio Progresso de Russas tem uma história bem atribulada na sua fundação. Depois de enfrentar diversos problemas durante a década de 1950, nos quais encabeçaram o movimento para implantação de uma rádio em Russas. Vale aqui, como registro, identificar os homens que encabeçavam o movimento, destacam-se os senhores Dr. Daltro Holanda, Dr. Barreto, Jeová Costa Lima e Romeu Lopes.

 

Sendo impossível citar todos os membros que somavam 242 pessoas. Por esse motivo não teve seu alvará licenciado, pois ia de encontro ao estatuto que não permitia um número tão grande sócios. Some-se a isso, a chegada indesejada da Ditadura Militar que suspendeu, por tempo indeterminado, a concessão de novos canais de comunicação.

 

Somente a partir de 1975 é liberada a concessão de funcionamento da Rádio Progresso. Que logo foi ao ar em caráter experimental durante o ano de 1976. Seu primeiro programa oficial foi ao ar no dia 15 de janeiro de 1977. Neste período tinha como diretores os senhores: Manoel Maia Meireles (Presidente); João de Deus Costa Lima (Diretor Comercial); Francisco Wenes Campelo Maia (Diretor Administrativo) e Francisco de Assis Bezerra Nunes (Diretor Técnico).

 

Os demais sócios são: José Wellington Castro Meireles; Edvaldo Leite de Oliveira; padre Pedro de Alcântara; Maria Felix Moreira; José Ramalho de Oliveira; Raimunda Ramalho Maciel; Hermógenes R. de Oliveira; Jeová Costa Lima; Dr. Inácio Simões Filho e José Maia Sobrinho. Foi inaugurada em 1977 e seus equipamentos ficavam no 1º andar do prédio da antiga loja “Casas Meireles”, depois veio a ser as “Lojas Pernambucanas” e atualmente funcionava uma loja de móveis, mas hoje está em construção. 

 

 

 

Depois veio a funcionar em prédio próprio construído com o dinheiro arrecadado na promoção dos primeiros eventos da Festa do Radialista na AACR e por donativos de seus sócios proprietários e comércio local. Durante a década de 1990 a Rádio Progresso passou a fazer parte do Grupo Jangadeiro de Comunicação, período onde se localizou na Rua Pe. Zacarias Ramalho, ao lado da Matriz. Depois passou para a propriedade do empresário russano Adail Carneiro, quando voltou para seu prédio de origem, próximo ao Ginásio Joel Corrêa Lima no bairro da Catumbela.

 

 Há cerca de quatro anos ele foi comprada pelo empresário Francisco das Chagas Ferreira, conhecido popularmente como “Chaguinha da Chesf”, que comprou a concessão e instalou em sua propriedade na Avenida Francisco Raimundo de Oliveira, junto a empresa de notícias virtuais TV Russas, também sendo transmitida online através do endereço www.radioprogresso1140.com.br, Catumbela. Infelizmente o antigo prédio foi demolido para a construção de algum novo empreendimento.

 

É bom observar aqui que a Rádio Progresso nasce, infelizmente, no berço da Ditadura Militar e hoje mais que simboliza uma empresa democrática e que cumpre seu dever de bem informar em seu jornalismo a sociedade de Russas de seus sucessos, de seus problemas e de possíveis soluções. Além de programas de entretenimento e cultura popular. Mais que um meio de comunicação é um marco da vitória da democracia sobre a ditadura.

Hider Albuquerque

Professor especialista em ensino de História; Historiador Pesquisador; Escritor; membro da diretoria da Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Compositor e ligado ao movimento Cultural de Russas Fez parte do Grupo Teatral Arco-Iris; membro fundador da OFICARTE Teatro e Cia; Professor na EEM - Escola Manuel Matoso Filho; Blogueiro.

Hider Albuquerque

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados