Previsão do Tempo

RUSSAS

23ºC

COLUNISTAS / HIDER ALBUQUERQUE

AACR - Associação Atlética e Cultural de Russas

Óticas Diniz

Hider Albuquerque

09/05/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A Associação Atlética e Cultural de Russas funcionou no início em uma casa pertencente ao senhor José Orlando Bezerra Nunes, situada na rua Dr. José Ramalho, 1212. Com o nome de “Associação Atlética Russana”.[1] Em sua 2ª diretoria achamos os nomes dos senhores: Dr. Daltro Holanda (Presidente); Osvaldo Moreira (Vice-presidente) e Rantzau Sousa (Secretário-Tesoureiro). Em 1958 ficou concluída a sede própria da associação onde hoje a conhecemos.

 

A partir daí sucederam muitas diretorias na AACR. Nas suas dependências estão um salão de dança, várias salas de jogos, um restaurante, duas piscinas, uma quadra de futebol de salão, uma de vôlei de areia, um parque infantil, uma pista de atletismo e um campo de futebol. Foi imbatível no período em que explodiu o carnaval de salão, nas décadas de 60, 70 e 80. Hoje continua sendo o maior centro esportivo e cultural da cidade de Russas, ao completar os seus 55 anos de fundação, está em sua presidência a dedicada professora Socorro Moreira.

 

Um fato curioso e que mostra o quanto nossa sociedade historicamente ainda é divida entre os que “tem”, em detrimento de quem não “tem” e a discriminação mascarada entre as etnias e classes sociais, principalmente contra os negros e pobres. Entrevistei uma pessoa, que aqui não quero revelar o nome para evitar constrangimentos e poupar o meu entrevistado(a).

 

Falando naturalmente (cultura arraigada), sobre o carnaval na década de 1960 revela uma separação entre etnias: dizia que na AACR só ia gente “boa” (branco e rico), e que o local de diversão dos negros e pobres ficava na casa de um senhor que morava na Pitombeira, na época, completamente fora da cidade. Lá os homens e mulheres negros se reuniam para brincar o carnaval.

 

Até que vieram as escolas de samba e aproximou os dois grupos, embora a ordem permanecesse visivelmente elitista do ponto de vista sociológico, as filhas e filhos dos mais ricos iam abrilhantando os carros-alegóricos, enquanto o “povão” (negros e brancos pobres) ia pisando no chão e dançando, talvez se divertissem muito mais, acompanhando e cortejando os carros-alegóricos e cantando o hino da agremiação. Mas, isto é assunto para outro dia.

 

Nos dias atuais a AACR continua desempenhando um papel social muito importante, a partir mesmo da reunião indistinta de todos os filhos e filhas de Russas, principalmente para: término de curso, reunião de entidades e eventos sociais diversos. Mas, em destaque podemos falar sobre as Festas Juninas, na quadra esportiva da AACR que acontecem o já tradicional “Festival Russas Junino”, onde as diversas Quadrilhas Juninas se apresentam e concorrem também, junto com outras cidades do Ceará, no Festival da Federação Cearense de Quadrilhas Juninas. É um grande festival de cores, alegria, criatividade, originalidade, regionalismo, musicalidade, mensagens de exaltação da nossa regionalidade ou críticas as injustiças sociais.

 

A verdade é que não seria possível aqui compreender ou mencionar todas as funções sociais que a AACR vem desenvolvendo e promovendo durante todo esse tempo de sua existência. A intenção é simplesmente reconhecer e tornar público um bem cultural tão importante quanto este clube, afinal todas as gerações de russanos têm uma memória guardada no ambiente e no espaço da Associação Atlética e Cultural de Russas (AACR), e fundamentalmente como espaço de convivência da sociedade russana e dos amigos de outras cidades que vêm nos visitar.



[1] Rocha, Limério Moreira da. “Russas: Sua Origem, Sua Gente, Sua História”; Ed. Recife, 1976; pág. 188.

Hider Albuquerque

Professor especialista em ensino de História; Historiador Pesquisador; Escritor; membro da diretoria da Academia Russana de Cultura e Arte (ARCA); Compositor e ligado ao movimento Cultural de Russas Fez parte do Grupo Teatral Arco-Iris; membro fundador da OFICARTE Teatro e Cia; Professor na EEM - Escola Manuel Matoso Filho; Blogueiro.

Hider Albuquerque

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados