Previsão do Tempo

RUSSAS

23ºC

COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

O legislativo de Russas

Óticas Diniz

Carlos Eugênio

01/04/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O perfil de um líder politico que assumi o papel de legislador, não pode distanciar-se de uma personalidade com concepções criticas. Os municípios precisam de pessoas com essas características, para legislar em prol de sua gente. Esse desejo vem tomando conta da vontade popular. Os eleitores veem promovendo verdadeiras mudanças nas Câmaras Municipais em todo o país. Presenciamos esse fato na última eleição em Russas. Vale salientar, que algumas renovações nem sempre são justas, mas a vontade povo,seja com escolhas certas ou erradas,vem prevalecendo.

 

    A missão de um legislador é elaborar leis em beneficio da população, e fiscalizar o gestor na aplicação do erário público. O que se fala além desse contexto de articulação politica, é demagogia de aproveitadores da ignorância alheia. Um legislador que focasuas atividades na incumbência de servir a população, estar cumprindo as atribuições de legislar em nome dos seus representados.

 

     O prefeito Weber Araújo (PRB), não teve força suficiente para garantir a maioria na Câmara Municipal. Mas, o trabalho feito logo após as eleições, como num toque mágico de uma varinha de condão em um conto fadas, conquistou alguns opositores e levou Haroldo Torquato (PRB)a presidência da Câmara. Segredos de bastidores, que escoa nosubterfugio do estilo pragmático da política brasileira. O poder executivo e legislativo passou para as mãos de uma única família. O que a população pensa sobre isso? Certamente a divisão de poderes é fundamental para equilibrar da balança democrática.

 

     Com o passar dos meses, mais uma renovação na Câmara se anuncia, nos recantos da cidade. WeberAraújo perde o apoio de um importante aliado. O vereador Marcos Estácio (PSDB) mostra ao povo de Russas o autêntico papel de um legislador. Romper com o poder ficoupara os fortes. Somente um líder nato, que tem impregnado na alma a vontade de servir, se desprende dos atrativos que o poder proporciona. Muitos optam por engolir calado e dizer amém, para manterem-se as sombras do executivo. Quem tem personalidade mostra suas insatisfações,a exemplo do nobre vereador Marcos Estácio.

 

     O lobo em pele de cordeiro.Angariou votos, abraçou o eleitor na rua, caminhou com o povo pelo centro e periferia, após a eleição tirou a máscarae, mostrou sua verdadeira face. A face do ódio, da perseguição, de uma filosofia de governo pautada na prepotência e nas decisões ditatoriais. Precisa-se lembrar de que vivemos em um país democrático. As pessoas gozam da liberdade de expressão, essaconquista veioà custa do sangue e da vida de muitos heróis brasileiros. Russas não é uma cidade da Venezuela,para o poder ditatorial querer calar e oprimir os meios de comunicação livre.A promessa foi transforma-la em Boston -um polo de desenvolvimento e modernidade.

 

A população precisa acompanhar o posicionamento dos parlamentares municipais. O presidente da Câmara tem a obrigação sociopolítica de viabilizar esse processo, através dos veículos de comunicação que o município de Russas dispõe. Não se faz um cidadão e uma cidadã consciente, tolhendoo direito de partilhar as ações de seus representantes. Um verdadeiro líder politico não pode temer a opinião pública.

 

Expor as próprias opiniões, defender ideologias politicas socioculturais, resguardar acima de qualquer interesse pessoal, o bem estar da população, são apenas algumas atribuições que o poder legislativo de Russas,representado por uma Câmara liberta das amarras do executivo, pode proporcionar a sociedade. Um legislativo independente é a porta de saída dos anseios populares,na concretização de uma sociedade igualitária.   

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados