Previsão do Tempo

RUSSAS

29ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Tributos – Desvios de Tratamento

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

20/03/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Existem pessoas que com as suas ideias despropositadas, estapafúrdias e até visão alucinatória, extrapolam, vão além dos limites de tolerância. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi desse mal acometido e isto a partir de receber cópias das autuações procedidas pela Receita Federal cobrando as altas dívidas de clubes de futebol junto a União. Para isso direcionou a AGU – Advocacia Geral da União - a sugestão que cogita de isentar os clubes de futebol de impostos (Imposto de Renda , Contribuição Social sobre Lucro Líquido, Cofins e PIS) e, pasmem, por considera-los “instituições filantrópicas” e a “paixão do brasileiro pelo futebol”... Testemunhamos sim, conforme noticiado na imprensa, muita “pilantropia” que vão desde a manipulação de resultados até escândalos na cúpula do nosso combalido futebol. Ademais, sequer mantemos o status de “melhor futebol do mundo” (título inventado por alguns da mídia específica, pois disso sobreviverem), já que estamos pessimamente colocados no ranking mundial da ojerizada FIFA e ainda nos afirmamos como “O país do futebol...”, um despautério. Deveriam, pois receber um tratamento igualitário como se procede com as pessoas físicas e demais jurídicas inadimplentes ou sonegadoras. Penhorar os bens pessoais dos diretores e dos clubes faltosos seria o mais conveniente e justo.

 

Enquanto isso o trabalhador comum, o que realmente trabalha e muitas vezes é explorado por muitos patrões cada vez mais sequiosos de lucros a qualquer custo, é obrigado a recolher tributos que, compulsoriamente, já consignados em folha de pagamento. E temos ainda que provar que a União extrapolou na retenção se quisermos ser ressarcidos e quando a ela, via Receita Federal, convier proceder a devolução do que nos cobrou em demasia. Para termos consciência do que nos afanam basta ver o impostômetro – o instrumento que mede o quanto de imposto é  pago a cada minuto pelo explorado contribuinte.

 

Não bastasse, o senhor ministro ainda foi insolente ao afirmar em entrevista que o desassistido Esporte Olímpico é muito caro e, por isso, canalizar recursos para essa modalidade é difícil. Para que teremos Olimpíadas então? Por que só futebol?

 

Ministro Aldo Rabelo, tenha bom senso, consciência! Isonomia é um princípio constitucional e se impõe. Chega de assistencialismo eleitoreiro em detrimento dos que honram penosamente os seus deveres junto a União. E o que nos deixa mais indignados é ainda sermos obrigados a apresentar declaração de Imposto de Renda anual, sujeitarmo-nos ao rigor do implacável “pente fino” e se atrasarmos um só dia sermos punidos com multas, sem termos a quem recorrer. Gritemos contra essas inconsequências! 

 

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

hildebertoaquino@yahoo.com.br(Vejam também nos endereços:http://blogdoaquino.blogspot.com/; www.tvrussas.com.br e www.tvjaguar.com.br, no jornal a Folha do Vale.)  



 "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um ABMUDO. "(José Hildeberto Jamacaru de AQUINO)Visitem o Blog:  http://blogdoaquino.blogspot.com/

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados