COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

SAÚDE – EMERGÊNCIA

Hildeberto Aquino

11//2/28/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

       Quantas vezes afirmamos: “Basta saúde que o resto a gente dá um jeito...” Estamos cobertos de razão. Saúde é fundamental; não é tudo, mas é um dos aspectos mais importantes das nossas vidas! Porém, eventualmente poderemos ser vítimas de alguns embaraços e, maioria das vezes, imprevisíveis e sem horário para acontecer. Qualquer um, sem distinção de etnia, posição social ou recursos que possua, pode ser a vítima da ocasião. Quando isso acontece recorremos, de início, aos setores de emergência mais próximos. E, aqui em Russas, os nossos primeiros destinos são o Hospital e a Maternidade. Mas quando ali adentramos, sentimos um desânimo. Lotados! Ainda que reconheçamos a competência, o empenho e zelo das administrações, dos médicos e dos abnegados atendentes de plantão (os que recebem as primeiras reclamações e até grosserias), temos que ter consciência de que a capacidade de atendimento está SATURADA, de há muito tempo. Russas cresceu, não é a mesma de 20 anos atrás e alguns ainda não perceberam! A população quase que dobrou e ainda atendemos aos pacientes de alguns municípios circunvizinhos que, sem outras opções, convergem para Russas. 

       É preciso, imprescindível, que os poderes públicos em especial, reconheçam, sejam proativos e promovam ações efetivas e não só se limitem a adotar medidas remediadoras e paliativas para a situação, adiando o problema, que é grave, indefinidamente. Que cobrem dos excelentíssimos deputados, senadores, governador e até da presidenta que aqui receberam votos para que nos acorram atendendo o clamor de todos por algumas melhorias nessa área. A hora do reconhecimento e cumprimento das promessas é esta!

       Temos outros problemas, mas saúde é prioridade! Se há concentração de pacientes nessas áreas por uma suposta falta de atendimento preliminar nos postos de saúde (muitos até sem médicos e remédios – UMA INDIGNIDADE REPETIDA E INSUSTENTÁVEL!), que, sem qualquer argumentação em contrário, diligenciem, urgentemente, para sanar o problema. A saúde não pode esperar sobras de verbas, a boa vontade, o bom humor e, muito menos, ficar condicionada a ações politiqueiras dos que gerem os recursos públicos. É imperioso que se debata o problema em audiências públicas, na Câmara ou em outras instâncias, com a assistência sempre aplicada e vigilante do Ministério Público, e que não se posterguem decisões eternamente, o que assim ocorrendo se caracterizará como improbidade administrativa grave, com todas as implicações que decorrem. A outra saída, lamentavelmente, é que os responsáveis ponham a mão na consciência e, quando sem condições para levar a bom termos as suas funções, entreguem os cargos por inábeis para exercê-los. A população, em especial a mais carente, não pode ficar à mercê da sorte e conveniências desses enquanto padece por sucessivos descasos da gestão pública. Sabemos que o problema saúde pública não é exclusividade nossa, pois grassa Brasil afora, mas que cada um adote as suas providências nos seus respectivos domínios. Cuidemos então do nosso. Não é favor é OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL inerente ao poder público!

       Esperar mais o quê excelentíssimas autoridades? E VOCÊ cidadão, mobilize-se, descruze os braços, visite, constate e se compadeça dos que sofrem e exija providências. Exerça os seus direitos!


Cópias: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Promotoria Pública.

 

J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
Corretor e Articulista
Russas (CE)


"Lutar com palavras
parece sem fruto. Não tem carne e sangue. Entretanto, luto."
(Carlos Drummond de Andrade)

 
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
(Martin Luther King)

 
Portanto, indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem!
Clame, exija, exerça a sua cidadania ou se cale para sempre conformado.
(J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO)

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados