Previsão do Tempo

RUSSAS

31ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Dia Internacional da Mulher

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

05/03/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Mais um 8 de março se aproxima. Mais um dia da mulher. Comemoremos desde já posto que deveriam ser todos os dias, mas não se lhes reconhecem e até, muitas vezes, alguns, abusivamente, não permitem como se proprietários que fossem..., mas não são!

 

As homenageadas deveriam ter o que comemorar, mas terão? O quê efetivamente melhorou do último “Dia Internacional da Mulher” para hoje? Reconhecimento? Remuneração justa, igualitária? Mais ascensão a cargos políticos, administrativos, de direção de empresas? Mais companheirismo e compartilhamento? Menos assédios no trabalho? Menos abordagens grosseiras, vulgares, deselegantes próprias de sujeitos inconvenientes e chatos, brutamontes metidos a conquistadores? Menos violência doméstica? Menos estupros? Menos que foram bestialmente assassinadas por ciúme e até “amor”? (Insustentáveis argumentos usados por assassinos para tentar justificar seus atos criminosos e na certeza de que em pouco tempo estarão soltos, zombando da sociedade e por culpa maior do nosso carcomido Congresso Nacional e Justiça que lhes são condescendentes ao imputar-lhes penas leves, incompatíveis com o horror do crime praticado.)

 

E elas próprias procuraram se valorizar mais ao reagir contra todos os abusos dos quais foram vítimas? E como mulheres, assim se reconheceram, lutaram e honraram, valorizando o seu status ou esmoreceram, calaram como algumas e quedaram-se impotentes, humilhadas, ultrajadas ou até se vulgarizaram como opção? E  elas tiveram mais coragem para denunciar seus agressores? E foram ouvidas pelas autoridades competentes? (Vergonhosamente, por culpa desses que negligenciam suas obrigações e dos políticos inconsequentes - aqueles que só prometem, mas não cumprem suas promessas de campanha – apenas menos de 10% dos municípios têm delegacias específicas para atendimento às mulheres.)

 

A essas mulheres, nossas mulheres - mães, avós, esposas, companheiras, amantes, namoradas, sobrinhas, netas, sogras, auxiliares, amigas, vizinhas, desconhecidas até, resta-nos apenas deixar que ajam livremente em busca do seu espaço e, se possível (e é!) que elas compartilhem na mesma intensidade com o companheiro ou companheira, se de sua escolha. Só em não lhes constituir obstáculos e ao abrir-lhes espaços, reconhecer-lhes os méritos quando evidentes, já teremos feito nossa parte. É possível, tentemos! O resto é amor que nos unirá e permitirá a melhor das convivências que tantos procuram e por vezes deixam escapar.

 


José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
(Encontrem o texto também nos endereços: http://blogdoaquino.blogspot.com/; www.tvrussas.com.br e www.tvjaguar.com.br, no jornal a Folha do Vale e http://betelfmrussas.com/.)


 "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um ABMUDO. "(José Hildeberto Jamacaru de AQUINO)Visitem o Blog:  http://blogdoaquino.blogspot.com/

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados