Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

O Triunfo da Impunidade?

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

23/02/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O caso Gil Rugai é emblemático!  Após considerado culpado pelos representantes da sociedade (os jurados, atentem), e sentenciado a 33 anos e nove meses, acusado de ter morto o pai e a madrasta, o réu sai livre, triunfante e ainda com direito a recorrer em liberdade. Injustificável! Uma aberração! Um estímulo ao crime! Grosso modo, caberia-lhe tal privilégio se absolvido. O legislador, eterno negligente, tem culpa ao formular as leis e não mantê-las atualizadas, adequando-as à realidade da sociedade, e os juízes lhes seguem, automatizados, muitas vezes orientados por decisões meramente técnicas e não de conveniência para a sociedade, quando não respaldados pelo que decide o Supremo Tribunal Federal. Ficam questionamentos: A autonomia dos meritíssimos juízes é apenas relativa? De que serve a Primeira Instância? Por que suas decisões são recorríveis a instâncias superiores - por mais sábios e competentes os que têm a última palavra? E de que adianta apenar se ao cumprir apenas um sexto da pena os assassinos já podem estar soltos?

 

Sabemos que, de direito, temos, todos nós, a opção de recorrer a instâncias superiores e que se reconheça essa prerrogativa, sem exceções. Mas isto acontece comumente para quem tem dinheiro para constituir caros advogados. Já os menos aquinhoados... Ademais, lembremos que a absoluta maioria dos acusados do Brasil, mesmo sem julgamento e sentenciados, permanecem atrás das grades enquanto um que um julgado e condenado sai livre como que uma afronta a toda uma sociedade que se encontra extremamente passiva, acomodada, acovardada, sem perspectivas, embora se reconheça “cansada de tanta impunidade...”.

 

É..., parece que a moda pegou já que temos condenados, até mesmo pelo STF, que possuem regalias a exemplo do que se observa com alguns membros do Congresso Nacional. Salve-se quem puder($$$)!

 

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
(Encontrem o texto também nos endereços:  http://blogdoaquino.blogspot.com/; www.tvrussas.com.br e www.tvjaguar.com.br, no jornal a Folha do Vale e http://betelfmrussas.com/.)



"Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um ABMUDO. "
(José Hildeberto Jamacaru de AQUINO)
Visitem o Blog:  http://blogdoaquino.blogspot.com/

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados