Previsão do Tempo

RUSSAS

32ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Carnaval 2013

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

13/02/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Difícil é escolher o nome mais adequado para o carnaval deste ano, especificamente no Nordeste: Folia da insensatez, da omissão, da vergonha...

 

Bem aos nossos olhos, ao derredor, a pouca distância, sob um sol escaldante, insuportável, com temperatura em média de 40 graus, ali no terreiro do eterno desprezado homem do campo, a tragédia. Sem água, sem alimento para si e para o parco rebanho pelo qual lutou a vida inteira para constituí-lo, muitos choram e rogam aos deuses misericórdia. Deuses que parecem se alinharam ao bloco dos insensíveis (políticos, artistas, brincantes etc.) que prioriza o carnaval. A folia ganhou, é mais importante do que vidas e sabemos de pessoas humildes e honestas. Horrorizam-se os brincantes, nordestinos ou não, dizem-se comovidos, oram até pelas jovens vítimas de Santa Maria onde centenas de jovens foram queimados vivos, consequência da crônica indiferença do poder público e dos que não exercem a sua cidadania e não exigem, com firmeza, das autoridades constituídas, o desvelo cabido. Mas os mesmos compadecidos esquecem de que também, nestes dias de carnaval, são dizimadas milhares de pessoas - famílias inteiras destruídas pela seca implacável no Nordeste, justamente pela apatia e alienação de muitos enquanto promovem desfiles pelas ruas alheios a tudo e a todos. Não bastasse, o inconsequente poder público, desavergonhadamente, ainda patrocina e com dinheiro público que ao campo é negado.

 

O entrudo continua; os problemas dos outros não lhes interessa. Nenhum gesto de solidariedade. Nem uma frase de protesto ou condolência aos vitimados pela seca é estampada nas camisetas ou abadas, caros abadas. Suntuosos e estridentes trios elétricos desfilam pelas ruas a animar foliões que aplaudem ídolos, mesmo que esses sequer renovem suas músicas de embalo e continuem a gritar as mesmas tolices que empolgam os “pipocas” da vida (pior que se orgulham do título e assim consequentemente são tratados) e enquanto acrescem os saldos das suas já polpudas contas com altíssimos e, para alguns,  injustificados cachês (públicos até). Deles, os famosos, nem um protesto emana. Para quê? Mais grave é que se dizem nordestinos e fazem de “tudo” pelo seu povo que “amam”; até cantam..., sorridentes, alegres, apáticos como nunca. Uma palavra só talvez bastasse, tivesse consequências, mas os decibéis dos trios aliados à insensibilidade generalizada abafam!

 

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
(Encontrem o texto também nos endereços:  http://blogdoaquino.blogspot.com/; www.tvrussas.com.br e www.tvjaguar.com.br, no jornal a Folha do Vale e http://betelfmrussas.com/.)



 

"Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um ABMUDO. "
(José Hildeberto Jamacaru de AQUINO)
Visitem o Blog:  http://blogdoaquino.blogspot.com/

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados