Previsão do Tempo

RUSSAS

27ºC

COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

Movimento IFCE Russas

Óticas Diniz

Carlos Eugênio

17/01/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

     O município de Russas passou muito tempo estagnado no setor educacional. Essa tétrica realidade trouxe prejuízos irreparáveis, aos estudantes que buscam formação acadêmica. É inadmissível, que um município com as potencialidades políticas e econômicas, como é o caso de Russas, ainda esteja à margem do processo universitário brasileiro. Essa situação deve-se a atitudes mesquinhas e, a falta de lideres políticos comprometidos, ao longo da história, com o desenvolvimento da região. Mas, essa realidade começou a mudar, quando a sociedade uniu-se em prol de um único objetivo: conquistar o espaço de destaque que Russas merece. Essa meta está sendo atingida graças à garra da população. 

 

     Um povo precisa mostrar sua força politica, para lograr conquistas importantes. A luta da sociedade pela Universidade Federal do Ceará (UFC) é a ratificação de que a união faz acontecer. Hoje, a UFC é uma realidade. Graças ao empenho de todos e, com o apoio de políticos comprometidos com o crescimento regional. Mas, não se pode parar por ai. A guerra não acaba ao vencer uma batalha. Ainda tem muito desafio pela frente. No tocante a UFC, é preciso angariar verbas parlamentares, para a construção do prédio e a instalação das ferramentas necessárias ao funcionamento do campus. Por outra via, a sociedade de Russas corre em busca da concretização do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (IFCE). Russas merece o IFCE e a povo tem consciência disso.

 

     O movimento IFCE Russas, está em campo. Não é uma luta apenas dos filhos de Russas, mas de todos que acreditam na educação como uma força transformadora. O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) e o ex-prefeito Raimundo Cordeiro (PSL) deram inicio a essa conquista, que certamente tornar-se-á um anseio social. Acredita-se que o prefeito Weber Araújo (PRB), dará andamento a esse projeto. Vale salientar, que o prefeito Weber, tem a obrigação política e social, de dar continuidade ao processo de doação das dependências do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e do terreno ao lado, para instalação de um Centro Vocacional Cultural (CVC), a ser integrado ao IFCE. A câmara de vereadores também não pode fugir a essa responsabilidade. A população não espera outra atitude de seus representantes.

 

     Marcelo Anderson, professor do IFCE em Tabuleiro do Norte, está a frente da coordenação do Movimento IFCE Russas. Espera-se que a sociedade em geral participe dos debates que eventualmente ocorrerá, em adesão a essa conquista tão importante para os estudantes. Uma das maiores reservas éticas que ainda temos na politica, Ariosto Holanda, encontra-se a frete desse anseio popular, da comunidade estudantil. Com a concretização desse projeto, os jovens terão a disposição cursos dos mais diversos setores culturais. Cumprindo, sobretudo, o papel de tirar a juventude de ociosidade.      

     A educação liberta, transforma, desbrava trilhas inacessíveis, constrói o cidadão e a cidadã do futuro, consciente das obrigações com sua pátria. Ofertar um ensino de qualidade e, de forma igualitária, é traspor as barreiras da ignorância, preparando o terreno para que a cultura flua, em proveito do desenvolvimento de um povo. A classe politica tem por obrigação abrir as portas das instituições acadêmicas, em cada recanto desse país, para receber estudantes ávidos por conhecimentos. A educação formal é o alicerce de uma vida profissional promissora. Investir massivamente nesse setor é apostar na vida. “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela).       

 

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados