Previsão do Tempo

RUSSAS

24ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

Liberdade de Expressão

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

07/01/2013

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Segundo Frank La Rue Willians, “É um direito universal, um direito de todos, e não apenas das grandes corporações de mídia. Liberdade de expressão não é só o direito de liberdade de imprensa. É um direito de a sociedade estar bem informada, é uma questão de Justiça e cidadania vinculada diretamente ao princípio da diversidade de meios. Por isso, o monopólio de comunicação é contra, justamente, a liberdade de expressão e o exercício pleno da cidadania.” (Revista Carta Capital, 151212)

 

Disse tudo o que alguns precisavam ouvir e outros tentam encobrir por lhes ser mais conveniente. Talvez, por empenhados em lutar para sobreviver ou para acumular fortunas, falta-nos, por vezes, a consciência do que é “Exercício da cidadania”. Esquecemo-nos de nós mesmos como pessoas, seres sociais e políticos que somos e abdicamos dos nossos direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal. Tornamo-nos alienados e, por isso, manipuláveis.

 

Há muitos que usam a mídia em benefício de terceiros a quem servem ou no interesse próprio, de forma exclusiva e jactantemente, como se fossem senhores únicos da verdade. Não o são! Um fato é um fato e não se tem como dar interpretação individual. Apenas a forma de levar ao conhecimento público é que faz a grande diferença.

 

Por vezes o ato de mal informar deturpa toda realidade de um momento de uma ocorrência e com consequências severas a quem atinge e aos que o acompanham. Não é que se tema propagar o acontecimento, mesmo que contrarie interesses pessoais do incumbido da missão – jornalista, radialista, articulista etc. Devemos fazê-lo e sem destemor, mas com critérios não alarmistas como por vezes presenciamos, pois tão logo desmentido ou esclarecido da melhor ou real forma, corre-se o risco de perda de credibilidade, por vezes irreversível. Costumamos observar a citação da sigla PIG – Partido da Imprensa Golpista, a que dizem contrária ao Governo. Incongruentemente, ouvimos a menção da mesma sigla PIG – Partido da Imprensa Governista.  Há o conflito nítido de interesses e que em nada contribui para o esclarecimento do fato, a verdade em si.

 

É preciso que o leitor se acautele ao ouvir, ler ou assistir a qualquer noticiário para que não tire conclusões precipitadas. Recomenda-se ouvir todos os lados e aí sim formar um juízo dos fatos e tirar as suas conclusões, mesmo que ainda assim se corra o risco de não ser as mais acertadas. Aceitar imponderadamente é um erro imperdoável. Moderação é imprescindível. Não julguemos antecipadamente sem conhecermos as nuances dos acontecimentos, das manifestações.

 

Com esse propósito e abdicando da pretensão de ter a última palavra sobre os fatos, continuaremos a manifestar a nossa opinião, na tentativa do exercício pleno da nossa cidadania e atentos quanto receptivos continuaremos às sugestões e críticas.

 

Excelente 2013 a todos!

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br


(Encontrem o texto também nos endereços:
http://blogdoaquino.blogspot.com/;  www.tvrussas.com.br e www.tvjaguar.com.br, no jornal a Folha do Vale e http://betelfmrussas.com/.)



 

"Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um ABMUDO. "
(José Hildeberto Jamacaru de AQUINO)
Visitem o Blog:  http://blogdoaquino.blogspot.com/

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados