Previsão do Tempo

RUSSAS

26ºC

COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

“Cândidos” Deste país

Óticas Diniz

Hildeberto Aquino

17/12/2012

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Há ocasiões em que de tão alienados ou omissos que nos tornaram que fatos graves, reais, incontestes, passam despercebidos ou simplesmente fingimos ou preferimos não tomar conhecimento por ser mais cômodo assim se portar. Descaminhos, mesmo os mais evidentes, que tememos ou nos negamos argumentos para contestá-los. Preterimos assim a nossa cidadania. E por decorrência dessa negligência vergonhosamente assumida padecemos das suas consequências nefastas que atinge a todos, sem distinção. Será que aceitamos como normal um gerente de empresa, um administrador da coisa pública, aqueles a quem compete gerir, e bem, aquilo de que está incumbido não saber do que se passa dentro da empresa ou do órgão público que administra? E a negativa dos que responsáveis direto é imperdoável, como também um atestado de incompetência para o exercício das funções elementares que o cargo exige ou então demonstram ser coniventes com os desmandos, em especial quando envolve privilégios e favorecimentos a terceiros, sempre culminando em prejuízos ao Erário. Não há outra dedução plausível.


Na área governamental, em especial na federal, assistimos a escândalos sucessivos, comprovados, constados em recintos os mais próximos física e hierarquicamente dos gabinetes daqueles que tinham como pressuposto governar e ainda tentam nos convencer de que não tinham conhecimento ou que foram “traídos” por elementos que por eles indicados, supostamente de níveis mínimos de competência técnico-funcional e integridade para assunção dos cargos de relevância para os quais foram designados. É de estranhar e não nos convencem!


Até que ponto esses gestores são verdadeiramente inocentes? Até quando toleraremos e aceitamos como normal? É uma situação insustentável com a qual não cabem mais condescendências. Extrapolaram todos os limites e ainda tentam imputar culpa aos que investigam e evidenciam os fatos tornando-os públicos, contestam por ofício e também não se conformam com tantos abusos. Uma dessas tentativas inibidoras e mais recente é cogitada quando da tentativa de aprovação da inconsequente PEC-37 em tramitação no Congresso e que objetiva a retirada da prerrogativa da função fiscalizadora exercida por promotores quando a todos nós é assegurado, constitucionalmente, esse direito e por ela devemos pugnar. O que é público é público!


Restam-nos grandes questionamentos: que regime político é praticado no Brasil? Para aonde estão nos conduzindo? É temeroso!


“Um Excelente Natal e um 2013 repleno de ótimas concretizações a todos os leitores e familiares.”
 

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
(Encontrem o texto também nos endereços:  http://blogdoaquino.blogspot.com/; www.tvrussas.com.br e www.tvjaguar.com.br, no jornal a Folha do Vale e http://betelfmrussas.com/.)



 

"Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um ABMUDO. "
(José Hildeberto Jamacaru de AQUINO)
Visitem o Blog:  http://blogdoaquino.blogspot.com/

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
PUBLICIDADE | ANUNCIE

VITRINE

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2017 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados