COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

O preço da consciência

Carlos Eugênio

12//2/03/1

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O preço da consciência

Carlos Sombra

 

    A consciência tem preço? Uma incógnita que vem à tona em momentos de definições politicas. Não faltará partidário, a serviço de candidatos medíocres, com o propósito de por a prova a honestidade do eleitor. A considerar a consciência como uma qualidade psíquica que abrange qualificações relativas à capacidade de compreender a relação entre si e o ambiente, pode-se julgar que não há dinheiro que possa comprar a dignidade humana. Entretanto, a cultura brasileira contradiz esse juízo filosófico. Temos que amadurecer muito, ainda, para alcançar essa concepção de mundo. 

 

Atributo do espirito ou do pensamento. Esta definição de alguns especialistas ratifica a consciência como uma capacidade psíquica. Esse complexo orgânico do sistema conhecedor humano, que classificamos de consciência, nos permite alcançar através da dedução, a certeza de que somos parte do mundo e estamos inseridos nele. Portanto, temos o discernimento que podemos transformar realidades adversas, semear valores e cultivar decência. Princípios básicos da capacidade de pensar e modificar o meio. O ser humano é responsável pelos acontecimentos que envolvem a sociedade como um todo. Não dá para esguiar-se desse contexto.

 

    Consciência é uma palavra de origem latina (conscientia), que pode significar estar ciente. Mas, será que o eleitor está ciente das consequências quando negocia seu voto? Certamente que não! Alguns, ainda não alcançaram o grau de responsabilidade que tem nas mãos. O poder de escolha, em um sistema democrático de governo, possibilita que o povo expresse sua vontade através do voto consciente. Este desejo é soberano! Precisa ser respeitado em sua essência. Entretanto, deve ocorrer de forma livre. Liberto das amarras de um sistema que permite a propagação da força do poder aquisitivo, em detrimento da miséria alheia.

 

    O dinheiro que escoa pelo ralo da corrupção, o caos da saúde pública, a insegurança que predomina em todo o país, a falta de investimentos em uma educação de qualidade, entre muitos outros males, são consequências de escolhas erradas. Resultado de votos comprados por quantias irrisórias e apostas em falsos líderespolíticos. Quem paga o preço é a sociedade. Na desventura de conviver em condições sociais precárias, a população acaba tornando-se refém do próprio equívoco.

 

    Qual é o preço de um filho? O povo precisa tomar consciência de que quando vende seu voto está negociando a vida de toda a família, e comprometendo o futuro dos mais jovens. O Brasil não pode mais aceitar o estigma de um país corrupto. O povo brasileiro tem por obrigação combater veementemente as raízes dessa cultura maléfica, que se propagou ao longo dos tempos.Podemos mostrar ao mundo a dignidade do brasileiro. Votar de forma consciente é o primeiro passo para disseminar valores morais e éticos.

 

    Ter consciência do próprio desconhecimento já é um bom começo, para opor-se a essa chaga social. Por isso, vale lembrar a conquista de heróis e heroínas, que deram suas vidas combatendo a ditadura militar, a luta pelas eleições diretas e muitas outras conquistas populares. Partes da história que não pode ficar esquecida. Chegou a hora de começar a fazer diferente.Hoje, já não precisamos usar a força para combater os inimigos da democracia. A arma para vencer as injustiças sociais e expurgar corruptos da vida pública é o voto. A consciência não deve terpreço!

 

 

Carlos Eugênio Sombra Moreira

Professor e Escritor

 

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados