COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

AS CHUVAS DE VERÃO

Hildeberto Aquino

11//2/13/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

      A chuva é um dos fenômenos naturais e não temos nem como recorrer a quem seja para evitá-la ou mantê-la sob controle. Quando comedida é sempre bem-vinda, indispensável, uma benção! Quando excede é indesejada sob todos os aspectos. As cheias trazem mazelas e prejuízos os mais variados e piores que secas. A saúde é precarizada e o nosso corpo fica sujeito a uma série de doenças entre elas a hepatite, leptospirose etc. Como se não bastasse observamos os prejuízos materiais que para alguns – os mais abastados – podem parecer insignificantes, mas para o pobre é tudo o que conseguiu vida e que se esvai, desce nas enxurradas ou se perde com a invasão das águas. Armários, camas, guarda-roupa, TV, geladeira, fogão, tudo é danificado e os prejuízos que não repostos são incalculáveis. Além do incômodo e medo, mortes.

      Mas a culpa não é só da natureza. Os administradores municipais, por relapsos, só agem, quando agem, para tentar remediar. Precavidamente nenhum toma a iniciativa com a oportunidade que a situação requer. Não só pela incompetência por não saber planejar para enfrentar situações emergenciais como também pelo descuido em não tomar logo medidas preventivas como desentupimentos de esgotos e galerias, recolhimento de lixos e entulhos, desobstrução dos bueiros das passagens, drenagens etc. É uma situação de pânico que nos faz sentir logrado pelas administrações municipais que anos seguidos não conseguem sanar ou amenizar a situação, por inábeis e criminosamente negligentes.

       Pena que tenhamos receios ou não saibamos a quem recorrer por falta de esclarecimentos, pois contra o poder público caberiam ações por danos materiais e morais. Lamenta-se que aos responsáveis não lhes atinja para serem responsabilizados pelo descuro que demonstram, afetando-lhes inclusive o bolso, pois só assim eles se compadeceriam dos milhares de vítimas negligenciadas pelo poder público, nas diversas instâncias. A Justiça a tudo assiste apática, letárgica, não punindo, o que denota alienação e descompromisso com a sociedade a quem deveria amparar, de sua iniciativa!

 



J. Hildeberto Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
Corretor e Articulista
Russas (CE)




"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
(Martin Luther King)
Posto isto, indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania ou se cale para sempre vencido.
(J. Hildeberto J. de AQUINO)

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados