COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

A arte de aprender

Carlos Eugênio

12//2/22/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A arte de aprender

Carlos sombra

 

     Muito se discute sobre a arte de ensinar. Teorias encantadoras descrevem esse feitio com afirmações que fazem os olhos brilhar. E a arte de aprender? Para que alguma coisa seja ensinada, necessariamente, precisa-se de uma alma aberta para receber conhecimento. De alguém que esteja disposto ao aprendizado. Nesse contexto surge a indagação: para que aprender? Aprender para a vida! Através do saber, podem-se conquistar horizontes inimagináveis. Solucionar situações que a vida impõe e enfrentar os desafios durante a jornada, também são bons motivos para mergulhar no universo do aprendizado.

 

     Deixar fluir os filamentos adormecidos na alma, para desenvolver a capacidade de aprender -vinda do intimo de cada ser humano- consiste em uma arte. É a arte do viver bem! Somente os humildes conseguem alcançar essa disposição de espirito. Enxergar a necessidade de si compreender, como um ser que flui nas manifestações da capacidade de assimilação, assim como o rio que desagua no mar, é um passo importante para desenvolver a arte de aprender. Essa inclinação manifesta-se inicialmente de forma espontânea, com o passar do tempo toma consciência em sua razão de existir.

 

     Tem-se uma infinidade de conhecimentos a ser desbravado, perante uma juventude desolada em seus anseios de autoafirmação. Surge, portanto, uma nova indagação: o que aprender? Todo aprendizado é útil. Até mesmo aqueles que veem através do sofrimento. Embora, este não seja o caminho ideal. Mas contribui com o próprio aperfeiçoamento, pelo processo de evolução. Aprender para ser feliz, para caminhar rumo à perfeição, mesmo sabendo que essa busca será sempre cosntante. Somos perfeitos apesar dos erros. Errar faz parte da procura continua pela purificação da alma.

 

     Para aprender é necessário querer. Não se ensina quem não está propenso a submergir, de forma natural, no mundo das informações. Esta é uma particularidade da arte de aprender. Os sábios absorvem cultural com prazer, por terem a certeza de que perante o cosmos, não passam de meros grãos de areia. Encontra-se ai, um ponto crucial dessa arte: a humildade é uma característica dos cultos. Ser humilde é ter a certeza de que podemos aprender com o semelhante por sermos um ser social e sociável, independente do grau de estudo. Todos têm muito a aprender e ensinar.  

 

     Os maiores problemas no ambiente escolar estão na falta de vontade dos jovens de absorver cultura. Em mergulhar nas entranhas do desconhecido, com fome de conhecimento e sede de saber. Cabe aos professores fomentar esse ato. Mas, não está ao alcance dos docentes, responsabilizar-se por uma ação que deve fluir do intimo de cada um. Os meios externos podem motivar o aprendizado, mas não é suficiente. Para que ele ocorra é necessário que exista disponibilidade de quem o recebe. Estar aberto a adquirir conhecimento é uma atitude peculiar de uma ação interna.   

 

     A vida é um campo de batalha onde a cada dia têm-se vencedores e vencidos. Em uma bela manhã, é chegado o momento de colher os frutos no pomar. As ervas daninhas já devem ter sido retiradas, para que se possa colher frutos de qualidade. O resultado da colheita depende da linhagem das sementes semeadas. Quem planta o bem, o mal não geminará em seu porvir. O despertar promissor de uma vida fecunda está na forma de como se absorve as provações da vida. Seguir sob a direção do conhecimento lógico ou desistir dele por marasmo é uma escolha pessoal. Despertar o olhar para uma vida promissora e fecunda é cultivar os ensinamentos empíricos e trilhar o caminho do conhecimento. Para que a arte de ensinar seja eficaz é preciso educar para a arte de aprender.

 

Carlos Eugênio Sombra Moreira

Professor e Escritor

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados