COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

RESERVAS ÉTICAS

Carlos Eugênio

12//2/10/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Reservas éticas

Carlos Sombra     

 

A ética consiste no ramo da filosofia que estuda os valores morais da conduta humana.  Também chamada de filosofia moral, é a ciência normativa que serve de base à filosofia prática. Sabe-se que os princípios éticos variam conforme as diferenças culturais. Se pararmos um pouco para pensar a ética na política brasileira. Que conclusão pode-se chegar? Ainda temos reservas éticas nesse país? Temos estadistas que lutam em prol do bem comum? Será que a desonestidade faz mesmo parte da nossa cultura? Reflexão que cabe ao povo brasileiro, em beneficio da moralização política. A sociedade precisa sair do mundo da futilidade dos chamados reality show, e pensar que país deseja deixar de herança para seus filhos.    

 

A sabedoria popular diz que uma fruta podre estraga as demais, quando ocupa o mesmo cesto. Mas percebo que no mundo político, entre os muitos frutos podres, alguns, resistem bravamente à contaminação. Temos homens e mulheres na vida pública, que preservam a educação pautada na honestidade herdada de seus genitores. Embora caminhem em meio ao universo político de águas fétidas, estão centrados com retidão na moralidade. Sem entregar-se ao grotesco instinto das almas corruptas. Não se deixa cair no abismo do submundo devasso, vivenciado pelo lado podre da política brasileira.

 

         Nem tudo está perdido. Usa-se muito o espaço, nos meios de comunicação, para apontar os desmandos na política. O tema corrupção está sempre em destaque na mídia, mostrando a triste realidade do cenário político. Mas, ainda temos homens e mulheres de bem exercendo cargo eletivo. Como exemplo dessas reservas éticas ainda existentes, vou reportar-me neste artigo ao trabalho do deputado Ariosto Holanda (PSB-CE). Incansável defensor da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.

 

      Por três gestões, o então deputado Ariosto Holanda, foi Secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Enquanto secretário implantou no interior do Estado, Centros de Vocação Tecnológica (CVT) e Centros de Ensino Tecnológico (Centec). Modelo de ensino que ultrapassou fronteiras. O Centec passou a ser um Instituto Federal sendo implantado em todo o país. Portanto, Ariosto Holanda, natural de Limoeiro do Norte, vem contribuindo com seu trabalho de forma impoluta. Já está em seu quinto mandato na Câmara Federal, e nunca teve sua biografia manchada.       Exemplo de conduta ética como Ariosto Holanda, na política brasileira, nos faz acreditar que podemos construir uma sociedade mais justa. Uma pátria que não castigue seus filhos pela falta de oportunidades. Que proporcione uma educação transformadora. Pois, esta é o caminho mais curto e eficiente para a liberdade. Segundo Edmundo Burke, “no meio de um povo geralmente corrupto a liberdade não pode durar muito”. Esse pensamento nos leva a uma nova reflexão. Já que alcançamos a liberdade política, por que não conquistar a alforria da alma? Esta chegará através do voto consciente. De uma analise criteriosa na escolha dos representantes.

 

      Etimologicamente a palavra ética vem do grego “ethos”, que tem como significado conduta ou relativo a costumes. Embora que, para o filosofo Karl Marx, ética e política sejam dois complexos sociais completamente distintos. Pelo fato da ética atender uma função radicalmente diversa da política. Entretanto, pode-se forçar uma ligação entre ambas, na conduta adotada pelos gestores no gerenciamento dos bens públicos. O eleitorado precisa alcançar essa percepção. Acreditar que ainda existem reservas éticas e morais na política brasileira. E sabiamente separar o joio do trigo. Para que possamos mudar a realidade vergonhosa, que vivencia essa pátria chamada Brasil.    

 

     
Carlos Eugênio Sombra Moreira

Professor e Escritor

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados