COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

AGROTÓXICO E SAÚDE

Carlos Eugênio

12//2/15/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Agrotóxico e saúde
Carlos Sombra



      O uso de agrotóxico, de forma indiscriminada, tornou-se uma prática contra a vida. A aplicação de defensivos agrícolas, com o intuito de combater as pragas, está diretamente relacionada à saúde humana. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), constatou que o povo brasileiro está consumindo vegetais com concentração elevada de agrotóxico. Os resultados da análise comprovam que um terço dos vegetais mais consumidos no País, detém resíduos de agrotóxicos em níveis intoleráveis.


     Quais medidas as autoridades tomaram diante a constatação da Anvisa? Até o momento nenhuma ação concreta! O povo continua comendo alimento envenenado e o poder público nada faz para mudar essa realidade. Foi do tempo em que podíamos colher uma fruta fresquinha no campo. E apreciar o sabor deliciando-se do seu doce natural. Atualmente estamos vivenciando uma realidade totalmente adversa. Os consumidores não têm a informação mínima da origem das frutas, verduras e legumes que estão levando para casa.


     O poder legislativo precisa abandonar a inércia, e agir em defesa da família. Não apenas criando leis que combatam a disseminação dos agrotóxicos nas plantações. Mas, fazer cumprir-las. O projeto que deveria impedir a venda de certos agrotóxicos, proibido em diversos países, está engavetado no Congresso Nacional. Quando a lei vem em beneficio do povo brasileiro, anda a passos de tartaruga. O processo é lento e burocrático. Falta empenho para resolver o problema. No entanto, nossos parlamentares são ágeis e eficazes, quando querem aprovar matéria de seu interesse. Leis que venham beneficiar a se próprio ou agradar o poder executivo.   


       Foi constatado, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), centenas de estabelecimentos, comercializando defensivos tóxicos fora das normas previstas para seu controle. Um trabalho que deve ser reconhecido pela sua importância em defesa da população. Mas, necessitamos de ações mais concretas. Embora muitos desses estabelecimentos tenham sido fechados, as atitudes precisam ir muito mais além. O combate a esse tipo de comercio, que trazem prejuízos incalculáveis a saúde humana, carece ser intensificado. Não é possível que as autoridades constituídas continuem inoperantes. Enquanto a população leva alimentos contaminados por produtos químicos, para o seio da família.


     Não podemos dissociar agrotóxico e saúde, no mundo contemporâneo. Mesmo diante as muitas incertezas sobre o verdadeiro impacto á saúde humana, decorrente da ingestão de alimentos com resíduos de agrotóxicos. Fiquei estarrecido ao acompanhar uma reportagem em rede nacional, perante a constatação de agrotóxico no leite materno. Pesquisas já apontam a possibilidade de alterações na função de hormônios da tireóide, antecipação da primeira menstruação, diminuição da fertilidade masculina e desenvolvimento de algum tipo de câncer.


     Diante dessa realidade, agrotóxico e saúde consistem em um tema que precisa urgentemente estar na pauta das políticas de saúde pública em nosso país.  Na essência dessa discussão encontra-se o meio ambiente. O bicho Homem está agredindo a natureza de forma irracional. Em nome da ganância usa vias deploráveis para alcançar seus objetivos. O desrespeito aos recursos naturais e a forma como são explorados consistem em uma atitude estúpida. Pelo fato de estar destruindo a se próprio. O uso elevado de agrotóxico compromete a vida. Portanto, chega de tanta irresponsabilidade.



Carlos Eugênio Sombra Moreira
Professor e Escritor

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados