COLUNISTAS / CARLOS EUGÊNIO

ELEIÇÕES: A COBIÇA DO PODER

Carlos Eugênio

11//2/02/1

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Eleições: a cobiça do poder
Carlos Sombra

 

Poder é uma palavra originária do latim (potere). Que significa, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade e a posse do domínio. Na política costuma-se definir o poder como a propensão de determinar algo sem alternativa para a desobediência. Esse fato é visto explicitamente nas pré-candidaturas, em muitos municípios. A cobiça pelo poder está deixando cegos, alguns pretensos candidatos ao executivo. Na sede de poder, esquecem as alianças e tentam impor suas candidaturas. Ignorando que a pesquisa de intenção de voto poderia ser um suporte imprescindível, na escolha do melhor nome do grupo, para o enfrentamento eleitoral. Cada um quer por as mãos no pote de ouro. As prefeituras tornam-se o tesouro mais cobiçado. Pelo fato do patrimônio público ser uma fonte inesgotável de recursos, e de fácil acesso.

 

Não cabe a imprensa apontar aquele pré-candidato como melhor ou pior. Seu papel vai muito mais além. É o da informação e da conscientização política. Cada cidadão e cidadã têm por obrigação, acompanhar as atitudes dos futuros gestores de sua terra. E tirar suas próprias conclusões. Que a sabedoria popular seja a vencedora nesse processo eleitoral. Entretanto, não posso calar-me diante da possibilidade de fazer um alerta. Que seu voto nobre eleitor e leitora, seja de forma consciente. Pois, sua escolha implica no avanço ou retrocesso do seu município, da sua vida e de toda família.

 

A corrida eleitoral intensifica-se a cada momento que se aproxima o ano vindouro. Aquele que mexer com as peças certas no tabuleiro político, mostrando habilidade e sapiência, chegará com mais fôlego na reta final. E o xeque-mate será dado por quem conseguir o maior número de aliados e conquistar a confiança do povo. Pois, este é a peça principal nesse jogo de xadrez. Todavia, espera-se que o aspecto financeiro não seja o dono da jogada. A avidez pelo poder faz muitos candidatos realizarem um verdadeiro derrame de dinheiro nas últimas horas que precedem o pleito. Para isso, temos que confiar na capacidade do Ministério Público, dos Juízes Eleitorais e na conscientização política do povo brasileiro.

 

No tocante a cidade de Russas, com a conquista do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), a população haverá de ser ainda mais criteriosa em suas escolhas. A análise de um projeto político deve ser feita de forma sensata. O povo não pode deixar-se iludir por paixões políticas. A filosofia do quem rouba, mas faz, também não consiste em uma escolha inteligente. Muitos são os que cobiçam o poder. Mas, são poucos os que merecem está lá para nos representar. O município de Russas anseia por um projeto político audaz. Para ocupar, cada vez mais, o destaque que merece no cenário estadual.

 

Os municípios circunvizinhos também estarão sendo beneficiados com Campus da UFC, na cidade de Russas. Portanto, precisam estar preparados com propostas políticas educacionais inovadores, para não ficar olhando o bonde passar. Acorrentados pela inoperância política e incapacidade de seus administradores. É mais fácil crescer junto do que ficar remando sozinho contra a maré. Que os futuros gestores tenham essa visão. Que o desejo pelo poder não seja empecilho, fazendo-lhes olhar para o próprio umbigo. Por isso, destaco mais uma vez a importância da população nesse processo. Que aprimorem sua visão política para fazer a escolha certa. Um passo errado implica em quatro anos de atraso irrecuperável.

 

Existe aquele que cobiça o poder com o intuito de contribuir com o crescimento de sua pátria. É a cobiça benéfica. Que traz ao ego, o orgulho de ajudar ao próximo sem necessariamente tirar proveito próprio da posição que ocupa. Nessa pugna de interesses a população fica no meio do fogo cruzado. Sendo exatamente o alvo cobiçado por todos que almejam a vitória. Cabe a ela avaliar os que estão munidos de bons propósitos. E excluir da vida pública aqueles que se locupletam do patrimônio do povo. Para que possa renascer em cada brasileira e brasileiro a esperança no ser humano, em especial na classe política. No intento de transformar esse país em uma nação justa. Que essa justiça social tão almejada chegue a cada município. Através daqueles que cobiçam o poder com o único propósito de transformar o porvir da sociedade.              
 


Carlos Eugênio Sombra Moreira
Professor e Escritor

Carlos Eugênio

Nasceu em Russas - CE. Graduado em Português Licenciatura Plena pela Universidade Vale do Acaraú; (UVA), Especialista em Ensino da Matemática e Física pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Professor, colunista do Jornal Correio de Russas e da TV Russas.

Carlos Eugênio

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados