COLUNISTAS / AIRTON MARANHÃO (IN MEMORIAN)

Professora Gilvanise

Airton Maranhão (in memorian)

12//2/12/0

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A professora Gilvanise, propulsora do ensino de português e de matemática para muitos russanos, caiu do céu como a maçã de Isaac Newton. A mostrar com esse procedimento exemplar para visão dos seus alunos, que a vida tem sempre o mesmo rumo, num trajeto infinito por toda uma existência.

 

Exemplo esse para nunca olhar com os olhos de mais ninguém, além dos próprios, com todos os predicados intelectuais, com todos os atributos morais e com todos os cuidados claros e objetivos dos compadrios. Sem cair de lado ou tombar para trás, como coisa inexistente na natureza, sem o caminhar fluente dos modestos e dos discretos. E a manter cuidadoso e comedido o badalar dos sinos da vida, conservando sempre os pés no chão. Nem pensar subir artificialmente pela ambição do enriquecimento ilícito. Mas voar sorrateiro, sempre com as asas da imaginação dos conceitos lapidares do equilíbrio, da sensatez e da honestidade. Tudo pela aprendizagem da conduta moral, ética e profissional da professora Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, filha de Afonso Justino de Oliveira e da escritora Maria Lima de Oliveira. A tornar-se a mais importante Pitágoras que Russas conheceu e demonstrou por tratar-se realmente de uma mulher extraordinária e extremamente inteligente. E ainda mais nos cálculos impossíveis das distâncias estrelares dos numerais da matemática, com nove dígitos mais um zero, da antiga aritmética, das operações das somas, multiplicações e divisões das raízes quadradas que fez renascer realmente, também o fenômeno do ensino da matemática, para nos fazer lembrar do famoso manual de geometria de Euclides.

 

Dos cálculos matemáticos em que Copérnico descobriu o movimento da terra em torno do sol. Os logaritmos inventados pelo escocês Napier. Da máquina de somar inventada por Pascal. E de Isaac Newton o inventou do Cálculo. Sem falar num dos maiores gênios matemáticos de todos os tempos, Alberto Einstein e dos mestres: Lagrange, Laplace e Legendre. E por conta de não ser somente mestra na matemática, a nossa genial professora Gilvanise, ao lecionar também português, tornou-se divisível para ministrar o ensino das duas matérias mais importantes para a formação humana de cada cidadão. Principalmente para honrar a língua pátria, não por acaso ou coincidência. Como educadora milagrosa, na magia propiciatória de buscar do mundo mágico-misterioso das cátedras da luz crepuscular para lecionar na sala escura dos aprendizes com toda capacidade de fornecer conhecimento aos seus alunos, explicava o segredo da invisibilidade das palavras: “ascender” com “sc”, significa “subir” na vida com todo o avanço da modernidade e “acender”, com “c”, significa “incendiar” a mente com a invasão de inteligência para exterminar a ignorância. Como exemplo para o estudo e guia para o ensino, pela iniciativa incansável de construir, demonstrar e aplicar os modelos de como se poderia escrever, acentuar, pronunciar, construir, flexionar, pontuar, separar e interpretar como ensinamento perfeito do indicativo futuro, para na vida com futuro, desenvolver todos os valores que como aluno aprendeu para transformação de atividade física, social, psicológica e mental.

 

A professora Gilvanise iniciou seus estudos no Patronato Coração Imaculado de Maria. Fez o Exame de Admissão ao Ginásio, cursou o Ginasial e o Curso Normal, tudo no mesmo colégio, tirando dez em todas as matérias. Aos 15 anos preparava colegas de sua turma e de outros alunos do ginásio para exame de segunda época. Foi Professora e Diretora do Colégio Estadual Governado Flávio Marcílio. Lecionou português e matemática na UNECIM.  Eleita Professora Padrão, exerceu função de Inspetora Escolar. Concursada em Licenciatura Plena em Matemática, pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), com conclusão na Faculdade de Filosofia do Ceará. Licenciatura em Pedagogia e em Administração Escolar na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Exerceu o cargo de professora no Instituto de Educação do Ceará - IEC e ainda buscou o Curso de Mestrado em Educação na UFC.

 

A nossa professora Gilvanise por lecionar Português, Matemática, Física e Estatística, sem artifícios nas suas multiplicações e sem erro para igualar os seus alunos como algarismos idênticos. Ensinou a cada um com a mesma dimensão ao que poderia prever e medir com certeza de seu potencial. Ao ponto de com todo mérito de seriedade, saber e conhecimento, pela prática da capacidade intelectual de educadora consciente, para com os novos rumos de cada estudante, o mesmo exercer com mérito, com êxito e com amplitude de aprimoramento a profissão que escolheria como atividade profissional. Assim como para a maioria, deu certo, sem falhas na posteridade, como aconteceu com os seus alunos, no privilégio de uma geração de gênios, como: matemáticos, engenheiros, agrônomos, médicos, cientistas, jornalistas, defensores públicos, promotores, advogados, juízes e desembargadores... Até porque é muito difícil encontrar amigos e conterrâneos que não tenham sido aluno da professora Gilvanise.  A quem agradeço por amor ativo à cátedra, por toda a minha vida, pela contribuição na minha formação de escritor e de advogado.

 

 

Airton Maranhão

  Advogado Escritor

Membro da Academia Russana de Cultura e Arte – ARCA

 

 

Airton Maranhão (in memorian)

.Originário de Russas – CE. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – Unifor, advogado militante da Comarca de Fortaleza, e romancista. Livros publicados: Deusurubu, Admirável Povo de São Bernardo das Éguas Ruças. Romances: A Dança da Caipora, Os Mortos Não Querem Volta e O Hóspede das Eras. Membro da ARCA – Academia Russana de Cultura e Arte.

Airton Maranhão (in memorian)

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados